Uma pré-história da competência em informação
a busca pelos indícios dos elementos fundantes de um campo
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38040Palavras-chave:
competência em Informação, bibliotecas públicas, paradigma cognitivista, usuários da informação, epistemologia da Ciência da InformaçãoResumo
Busca indícios da pré-história da Competência em Informação na epistemologia e na história da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Identifica em documentos destes campos relações com a Educação de modo a analisar fenômenos que conformam o que, a partir do século XX, é a Competência em Informação. Consiste em um estudo qualitativo e documental, que emprega simultaneamente o paradigma indiciário e a análise hermenêutica-dialética em textos diversos. Considera que a pré-história da Competência em Informação está alicerçada: 1) na epistemologia da Biblioteconomia; 2) no papel educacional da biblioteca pública, fundamentado, entre outras chaves, na alfabetização de adultos das classes populares e no desenvolvimento de hábitos de leitura; 3) na redefinição da prática da leitura e do espaço da biblioteca escolar, de um modelo enciclopédico para um modelo ativo; 4) no paradigma cognitivista da Ciência da Informação e nas teorias como a do comportamento informacional; 5) na categoria usuários no âmbito dos estudos informacionais; 6) nas tendências temáticas da Ciência da Informação e na sua interdisciplinaridade; 7) no serviço de referência, na instrução bibliográfica e na educação de usuários; 8) no contexto neoliberal que toma o cenário político-social brasileiro da década de 1990; e 9) no Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar fundado por Bernadete Campello na Universidade Federal de Minas Gerais.
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