Uma pré-história da competência em informação

a busca pelos indícios dos elementos fundantes de um campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38040

Palavras-chave:

competência em Informação, bibliotecas públicas, paradigma cognitivista, usuários da informação, epistemologia da Ciência da Informação

Resumo

Busca indícios da pré-história da Competência em Informação na epistemologia e na história da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Identifica em documentos destes campos relações com a Educação de modo a analisar fenômenos que conformam o que, a partir do século XX, é a Competência em Informação. Consiste em um estudo qualitativo e documental, que emprega simultaneamente o paradigma indiciário e a análise hermenêutica-dialética em textos diversos. Considera que a pré-história da Competência em Informação está alicerçada: 1) na epistemologia da Biblioteconomia; 2) no papel educacional da biblioteca pública, fundamentado, entre outras chaves, na alfabetização de adultos das classes populares e no desenvolvimento de hábitos de leitura; 3) na redefinição da prática da leitura e do espaço da biblioteca escolar, de um modelo enciclopédico para um modelo ativo; 4) no paradigma cognitivista da Ciência da Informação e nas teorias como a do comportamento informacional; 5) na categoria usuários no âmbito dos estudos informacionais; 6) nas tendências temáticas da Ciência da Informação e na sua interdisciplinaridade; 7) no serviço de referência, na instrução bibliográfica e na educação de usuários; 8) no contexto neoliberal que toma o cenário político-social brasileiro da década de 1990; e 9) no Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar fundado por Bernadete Campello na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Biografia do Autor

Victor Soares Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  Discente do Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Licenciado e Bacharel em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro dos grupos de pesquisa 'INFOCCULT: Informação, Conhecimento e Cultura em Múltiplos Ambientes' e 'Ecce Liber: filosofia, linguagem e organização dos saberes'. Membro da Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

14-03-2025

Como Citar

ROSA, V. S. . Uma pré-história da competência em informação: a busca pelos indícios dos elementos fundantes de um campo. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e38040, 2025. DOI: 10.21680/2447-0198.2025v9n1ID38040. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/38040. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Competência em informação