PRODUÇÕES LITERÁRIAS ADAPTADAS À COMUNIDADE SURDA

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33151

Palavras-chave:

literatura surda; acessibilidade literária; Libras; tradução audiovisual

Resumo

A cada dia, percebe-se que esforços têm sido realizados para minimizar as limitações impostas à Comunidade Surda. Nesse sentido, esta pesquisa traz perspectivas sobre obras literárias infanto-juvenis adaptadas para a Libras, como forma de aproximar essa categoria de leitores aos mais diversos conteúdos existentes e demonstrar a importância de tais materiais no aprendizado e comunicação destes indivíduos. Ao longo do texto, são apresentadas obras literárias em Libras produzidas nos últimos dez anos, tomando como ponto de referência a implementação da mencionada Lei 10.436/2002. Ao todo, foram compilados 60 estudos publicados sobre o referido tema, selecionados entre os anos de 2002 e 2022, na plataforma de trabalhos científicos Google Acadêmico. De modo complementar, a pesquisa aborda sobre a acessibilidade de conteúdos digitais – desenhos, filmes e vídeos em geral – voltados para o público infanto-juvenil, e o relevante papel dos Tradutores e Intérpretes em Libras-Português (TILSP) nesse processo. Ao final, é possível verificar um crescente número de trabalhos voltados para a acessibilidade de obras literárias na Libras, o que reflete a preocupação de pesquisadores e profissionais da área, assim como uma demanda existente por parte de crianças e jovens, especialmente no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia, Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) do Instituto de Letras , Instituto de saúde Coletiva (HUAP) da Universidade Federal Fluminense, Coordenadora do NUEDIS - UFF 

Ana Regina e Souza Campello, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES

Professora do Departamento de Ensino Superior - DESU / INES
Doutora de Educação da UFSC
Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ
Intérprete e Tradutora de Libras e ASL
Proficiência em Libras (de Ensino e de Interpretação)
Proficiência em LP pela CELP-BRAS (INEP)
Vice Coordenadora do GT - Libras da ANPOLL
Coordenadora do GT - Libras da ABRALIN
Coordenadora Geral da NEO / DESU / INES

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Publicado

28-11-2023

Como Citar

FRANCISCO, G. da S. A. M. .; CAMPELLO, A. R. e S. . PRODUÇÕES LITERÁRIAS ADAPTADAS À COMUNIDADE SURDA: ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 23, n. 3, p. SU01, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33151. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33151. Acesso em: 22 dez. 2024.