PRODUÇÕES LITERÁRIAS ADAPTADAS À COMUNIDADE SURDA
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE CRIANÇAS E JOVENS.
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n3ID33151Keywords:
literatura surda; acessibilidade literária; Libras; tradução audiovisualAbstract
A cada dia, percebe-se que esforços têm sido realizados para minimizar as limitações impostas à Comunidade Surda. Nesse sentido, esta pesquisa traz perspectivas sobre obras literárias infanto-juvenis adaptadas para a Libras, como forma de aproximar essa categoria de leitores aos mais diversos conteúdos existentes e demonstrar a importância de tais materiais no aprendizado e comunicação destes indivíduos. Ao longo do texto, são apresentadas obras literárias em Libras produzidas nos últimos dez anos, tomando como ponto de referência a implementação da mencionada Lei 10.436/2002. Ao todo, foram compilados 60 estudos publicados sobre o referido tema, selecionados entre os anos de 2002 e 2022, na plataforma de trabalhos científicos Google Acadêmico. De modo complementar, a pesquisa aborda sobre a acessibilidade de conteúdos digitais – desenhos, filmes e vídeos em geral – voltados para o público infanto-juvenil, e o relevante papel dos Tradutores e Intérpretes em Libras-Português (TILSP) nesse processo. Ao final, é possível verificar um crescente número de trabalhos voltados para a acessibilidade de obras literárias na Libras, o que reflete a preocupação de pesquisadores e profissionais da área, assim como uma demanda existente por parte de crianças e jovens, especialmente no contexto educacional.
Downloads
References
BARBOSA, M. A. S. A literatura infantil para surdos por meio da libras. 2020. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português/Libras) – Faculdade Unina, Curitiba.
BASSO, S. P. S. O material didático para alunos surdos: a literatura infantil em libras. 2011. 50 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Estadual Paulista, Bauru.
BASTO, M. C. T. G. Práticas educativas com literatura infantil para crianças surdas. 2022. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos.
BOLDO, J. Intercorrências na cultura e na identidade surda com o uso da literatura infantil. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis.
BOSSE, R. O. H. Literatura surda no currículo das escolas de surdos. 2019. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2002.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Diário Oficial da União, 2005.
CAMPELLO, A. R. S. Ensino da literatura visual. 1. ed. Indaial/SC: Uniasselvi, 2020. 172 p.
CAMPELLO, A. R. S. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
CAMPOS, K. A. Literatura de cordel em Libras: os desafios de tradução da literatura nordestina pelo tradutor surdo. 2017. 268 f. Mestrado (Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
CARVALHO, I. A. S. A tradução audiovisual na Somnorte: especificidades para o público infantil. 2021. 77 f. Relatório de estágio (Mestrado em Tradução e Comunicação Multilíngue) – Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, 2021.
COSTA, K. Decolonizando saberes: a importância da literatura em língua de sinais para alunos surdos. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 164-174, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.47979
DALL’ALBA, C.; STUMPF, M. Literatura surda: contribuições linguísticas para alunos surdos, os sujeitos da experiência visual na área da educação. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 1, 2017.
DAMASCENO, E. F.; DAMASCENO, T. V. P. Mapeamento sistemático da literatura surda. Nau Literária, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 216-229, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1981-4526.84338
DANTAS, A. C. M.; BRANDÃO, Daniele Pereira, FREIRE, Kátia Regina Lopes Costa. Formação docente e inclusão: o papel da extensão na formação continuada dos professores da rede pública do Seridó-RN. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 07-20, 2021. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30417. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30417. Acesso em: 3 jul. 2023.
FELÍCIO, M. D. Tradução em português de histórias infanto-juvenis produzidas e contadas por surdos na língua brasileira de sinais. In: III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA, Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. Anais [...] ISSN 2316-2198.
GAMA-KHALI, M. M. Análise do discurso e literatura: diálogos plausíveis. Gláuks – Revista de Letras e Artes, v. 22, n. 1, jan.-jun. 2022. ISSN: 2318-713.
GÊNOVA, A. C. S; RODRIGUES, A. P.; CALDERA, S. Literatura na educação infantil. Webartigos. 10 dez. 2013. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/literatura-na-educacao-infantil/116533. Acesso em:05 de jun. 2023
GOMES, B. C. Uma análise das obras da literatura surda infantil do Brasil. 2016. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília.
HESSEL, C.; ROSA, F.; KARNOPP, L. Cinderela surda. 1. ed. Canoas: Ulbra, 2003.
KARNOPP, L. B. Literatura surda. Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 98-109, jun. 2006.
KARNOPP, L. B. Literatura surda. Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância, Texto base, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
KARNOPP, L. B. Produções culturais de surdos: análise da literatura surda. Cadernos de Educação, FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n. 36, p. 155-74, mai.-ago. 2010.
KARNOPP, L. B. Produções culturais em língua brasileira de sinais (Libras). Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 407-413, jul./set. 2013.
KARNOPP, L. B.; HESSEL, C. Metodologia da literatura surda. Licenciatura em Letras-Libras na Modalidade a Distância, Texto base, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
LEBEDEFF, T. Análise do reconto de histórias em língua de sinais e escritas por pessoas surdas. 2002. 137 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
LEITE, L. S.; GUIMARÃES, L. K. L. Literatura surda: articulação entre linguagem, cultura e identidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SIELP), v. 3, n. 1, 2014. Anais... Uberlândia: Edufu.
LESSA-DE-OLIVEIRA, A. S. C. Libras escrita: o desafio de representar uma língua tridimensional por um sistema de escrita linear. ReVEL, [S. l.], v. 10, n. 19, 2012.
LIMA, A. C. B. O lugar da literatura infantil no espaço educativo: vozes de professoras. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília.
LOZANO, J. R. La traducción del cine para niños: un estudio sobre recepción. 2015. 382 f. Tese (Doutoramento) – Universitat Jaume, Université de Reims, Castelló de la Plana.
MACHADO, F. A. Simetria na poética visual na língua de sinais brasileira. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MADEIRA, D. S. Literatura brasileira em quadrinhos como auxílio linguístico para surdos: relato de uma experiência pedagógica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (SIELP), v. 2, n. 1, 2012. Anais... Uberlândia: Edufu.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
MARQUEZI, L. Literatura surda: o processo de tradução e a transcrição em signwriting. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
MARTINS, A. L. S. Cinderela surda: marcas da cultura surda. 2007. 35 f. Monografia (Especialização em Educação Especial) – Centro de Educação Pós-graduação a Distância em Educação Especial, Universidade Federal de Santa Maria, Brasília.
MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, Maria Carmen Villela Rosa. Aprendizagem e trabalho pedagógico. 2. ed. Campinas-SP: Alínea, 2008. p. 69-94.
MOURÃO, C. A. F. Literatura surda: um currículo em fabricação. 2019. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: experiência das mãos literárias. 2016. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOURÃO, C. H. N. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOURÃO, C. H. N.; BRANCO, B. S. Literatura surda: analisando as mãos literárias do I Sarau Arte de Sinalizar. Espaço, Rio de Janeiro, n. 53, p. 51-69, jan./jun. 2020.
MÜLLER, J. I. Marcadores culturais na literatura surda: constituição de significados em produções editoriais surdas. 2012. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MÜLLER, J. I.; KARNOPP, L. B. Literatura surda: representações em produções editoriais. Rev. Educ. Questão [online], v. 55, n. 44, p. 121-143, 2017. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n44ID12196
NICHOLS, G. Literatura surda: além da língua de sinais. 2016. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
OLIVEIRA, C. E. Literatura surda infantil: uma via para além do silêncio. 2019. 209 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
OLIVEIRA, E. T.; MORITZ, J.; CEZÁREO, E. T. O. Uma análise sobre as diferenças estruturais entre a língua portuguesa e a língua brasileira de sinais na produção textual do aluno surdo. In: III CINTEDI – CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, Campina Grande. Anais [...], 24 out. 2018.
OLIVEIRA, I. C. B. Literatura e surdez: por uma educação multimodal. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). Anais..., 15-17 out. 2020.
PEIXOTO, J. A. et al. A atuação de surdos e ouvintes na produção de obra literária traduzida para a libras. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). 2014.
PEREGRINO, G. S.; COSENDEY, J. N. F.; LOURO, V. O. Propostas pedagógicas para o ensino de língua portuguesa e literatura para educandos surdos. Cadernos do CNLF, CiFEFiL, Rio de Janeiro, v. XIV, n. 3, p. 62-73, 2010.
PEREIRA, M. C. C.; KARNOPP, L. B. Leitura e surdez. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 39, n. 3, p. 165-177, set. 2003.
PERES, R. S. O desenho como recurso auxiliar na investigação psicológica de crianças portadoras de surdez. Psic [online], São Paulo, v. 4, n. 1, p. 22-29, 2003.
POKORSKI, J. O. Representações na literatura surda: produção da diferença surda no curso de letras-libras. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
QUEIROZ, A. M. Literatura surda nas práticas de professores surdos em escola bilíngue. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
RAMOS, C. R. Biblioteca clássicos da literatura em libras/português. Revista Fórum, v. 5, p. 19-33, jun. 2002.
RAMOS, C. R. Tradução cultural: uma proposta de trabalho para surdos e ouvintes. E-book. Petrópolis: Arara Azul, 2004.
ROCHA, H. C. A. Literatura Surda: uma análise crítica. (Apresentação de Trabalho/Comunicação). 2021.
ROCHA, J. R. Wolfgang Iser, leitor da modernidade: interpretação e teoria da literatura. 2017. 168 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
ROCHA, M. F. L.; VICENTE, J. J. N. B. Sobre o ato de educar: um breve olhar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 78-93, 2022. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30406. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406. Acesso em: 3 jul. 2023.
ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 58-64, jun. 2006.
ROSA, F. S. Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em língua brasileira de sinais – libras. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Adão e Eva surdos. 1. ed. Canoas: Ulbra, 2005a.
ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Patinho surdo. 1. ed. Canoas: Ulbra, 2005b.
ROSA, F. S.; KARNOPP, L. B. Literatura infantil e textos surdos. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Porto Alegre, 14, Livro de resumos, UFRGS, 2002.
ROSA, F. S.; KLEIN, M. Literatura surda: marcas surdas compartilhadas. In: XVIII CIC, XI ENPOS, XVIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (CIC), XI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO (ENPOS), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Anais [...] 20-23 out. 2010.
SANTOS, A. P. P. A literatura infantil para surdos: uma análise acerca da contação de histórias. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
SANTOS, C. S. O. Estratégia tradutória para o ensino de literatura para surdo no curso de letras/língua portuguesa: um relato de experiência no ensino superior. 2020. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Ensino de Língua Portuguesa como 2ª língua para Surdos) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa.
SCHLEMPER, M. D. S. Librando: compartilhando literatura surda. 2019. Especialização em Linguagens e Educação a Distância – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA, A. G.. Literatura de se encher os olhos. Revista X, [S .l.], v. 2, n. 0, p. 76-80, dez. 2008. ISSN 1980-0614.
SILVA, M. O. E. Inclusão: concepções e práticas nos últimos dez anos − relato de uma experiência. Revista Educação em Questão, Natal, v. 35, n. 21, p. 7-26, mai.-ago. 2009.
SILVA, A. B.; FEBA, B. L. T.; SOUZA, R. J. Literatura e surdez: educação inclusiva e práticas de leitura. Cadernos de Pesquisa em Educação, n. 44, Dossiê “leitura, literatura e formação de professores”, 2016. DOI: https://doi.org/10.22535/cpe.v0i44.15866
SILVA, O. G.; NOGUEIRA, A. F. S. Comparando aspectos gramaticais de português e de libras. In: I COLÓQUIO DE LETRAS DA FALE/CUMB, Universidade Federal do Pará. Anais [...], 20-22 fev. 2014.
SILVEIRA, C. H. Literatura surda: análise da circulação de piadas clássicas em línguas de sinais. 2015. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SILVEIRA, C. H.; KARNOPP, L. B. Literatura surda: análise introdutória de poemas em Libras. Nonada: Letras em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 21, out., 2013.
SILVEIRA, R. H. “Contando histórias sobre surdos(as) e surdez”. In: COSTA, M. V. et al. (Orgs.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
SILVEIRA, C. H.; ROSA, F.; KARNOPP, L. Rapunzel surda. 1. ed. Canoas: Ulbra, 2003.
SOUZA, J. T. N. O ensino de literatura visual para alunos surdos: uma revisão integrativa. 2022. 31 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras-Libras) – Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém.
TORK, T. J. Literatura infantil surda: instrumento de formação e expressão de identidade. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Rio de Janeiro: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Anais [...], 4-7 set. 2015.
UNESCO. Declaração Universal dos Direitos Linguísticos – DHNET. Barcelona, 1996. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_linguisticos.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
VERNIANO, M. I. Literatura infantil surda: os primeiros passos de uma nova era. Mosaico, S. J. Rio Preto, v. 17, n. 1, p. 251-272, 2018.
VIEIRA, F. B. A.; BEZERRA, B. G. M. A expressão criativa nas práticas pedagógicas para inclusão escolar durante o ensino remoto. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 190-215, 2021. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID31369. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/31369. Acesso em: 3 jul. 2023.
VINHA, M. P.; WELCMAN, M. Quarta aula: a questão do meio na pedologia, Lev Semionovich Vigotski. Psicologia USP, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 681-701, 2010. DOI: 10.1590/S0103-65642010000400003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42022. Acesso em: 8 jun. 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Knowledge: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.