Sobre o ato de educar
um breve olhar
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30406Palavras-chave:
Diálogo. Educação. Liberdade. Sociedade.Resumo
A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano. Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória.
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