Sobre o ato de educar

um breve olhar

Autores

  • José Jõao Neves Barbosa Vicente Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Maria Felix Lopes da Rocha Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30406

Palavras-chave:

Diálogo. Educação. Liberdade. Sociedade.

Resumo

A educação como já foi dito várias vezes, principalmente por aqueles que dedicam seus estudos e pesquisas no sentido de compreendê-la, trata-se de uma atividade humana imprescindível, indispensável e necessária. Para alguns, somos o que somos, graças à educação, nesse sentido, refletir sobre a atividade educativa é, em termos gerais, refletir sobre o próprio ser humano.  Ao longo da história do pensamento ocidental, não é difícil encontrar observações que apontam para o ato de educar como sendo uma atividade capaz de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade que tende a valorizar a justiça, a harmonia e a igualdade entre seus membros. Mas, para isso, não se pode dispensar o diálogo; além disso, é preciso também entender o indivíduo como ele é e preservar a sua liberdade de início ao fim. Neste pequeno estudo, a proposta não é fazer uma análise aprofundada sobre o ato de educar, elaborar uma teoria modelo e nem apresentar uma ideia conclusiva sobre esse tema, o objetivo aqui é apenas colaborar com essa atividade humana através de uma breve contribuição no formato de uma reflexão introdutória.

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Biografia do Autor

José Jõao Neves Barbosa Vicente, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Maria Felix Lopes da Rocha, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com pós-gradução em Psicopedagogia e Educação Infantil.

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Publicado

06-02-2023

Como Citar

NEVES BARBOSA VICENTE, J. J.; LOPES DA ROCHA, M. F. Sobre o ato de educar: um breve olhar. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 78–93, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2022v22n1ID30406. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30406. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ensino