As ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADAS POR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID33306Palavras-chave:
Escola do campo, Geografia escolarResumo
Considerando as possibilidades de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias utilizadas no Ensino de Geografia, objetivou-se analisar as estratégias metodológicas mediadas por tecnologias utilizadas pelos professores das escolas do campo no município de São José do Bonfim - Paraíba. Para a construção deste trabalho, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental com abordagem descritiva. No tocante à coleta de dados, utilizou-se dos planos de ensino elaborados pelos docentes no ano de 2022. Foram investigados quatro planos de ensino de salas de aulas multisseriadas de 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Sendo assim, foi possível constatar que existe uma limitação quanto ao uso de estratégias de ensino mediadas por tecnologias nas aulas de Geografia nos documentos analisados, uma vez que os professores, ao fazerem uso das tecnologias, utilizam-na para reproduzir os conteúdos trabalhados na escola, não oportunizando aos estudantes o desenvolvimento do seu protagonismo.
Downloads
Referências
ALVES, W. G.; MAGALHÃES, S. M. F. O ensino de Geografia nas escolas do campo: reflexões e propostas. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: //rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/74. Acesso em: 9 jun. 2023.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
BARROS, Ludmila Silva de Lima; BENTO, Victor Régio da Silva. O ensino de Geografia e as TICs: para além das práticas tradicionais. In: UÁQUIRI - PPGGEO, v. 04, n. 02, p. 24-39, ano 2022.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COUSIN, Marcelo. Janela para o mundo: O cinema como ponte entre lugares reais e imaginários. In: PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. (Org.). Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de geografia. Curitiba: CRV, pp. 65-77.
ESCOLA DO CAMPO. Projeto Político Pedagógico - PPP. São José do Bonfim, Paraíba, 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, Daniela Lima Nardi; LASTÓRIA, Andrea Coelho. O ensino de Geografia e as TICs: para além das práticas tradicionais. In: Didática da Geografia: linguagens e abordagens. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2022.
GUIMARÃES, Iara. Ensino de geografia, mídia e produção de sentidos. Terra Livre – Geografia e Ensino, ano 23, v. 1, n. 28, jan.-jun. Presidente Prudente, 2007. p. 45-66.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
LIMA JUNIOR, Eduardo Brandão et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MEIRELES, Mariana Martins. Por uma geografia da vida: o conceito de lugar e o ensino de geografia em contextos rurais. In: PORTUGAL, Jussara Fraga et a.l (Org.) Geografia na sala de aula: linguagens, conceitos e temas. Curitiba: CRV, 2016.
MORAIS, Eduardo Henrique Modesto; MORAIS, Juliana Lopes Lelis. O ensino de Geografia no contexto da Educação do Campo: um relato sobre a escola família agrícola de Natalândia-Minas Gerais. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p. 01-18, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/51680. Acesso em: 9 jun. 2023.
MOURA, Edinara Alves de et al. Lugar, saber social e educação no campo: o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, distrito de São Valentim, Santa Maria, RS. 2009.
PORTUGAL, Jussara Fraga; SOUZA, Elizeu Clementino de. Ensino de Geografia e o mundo rural: diversas linguagens e proposições metodológicas. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Temas da Geografia na escola básica/Lana de Souza Cavalcanti. Papirus Editora, 2013.
STüRMER, Arthur Breno. As TIC's nas escolas e os desafios no ensino de Geografia na Educação Básica. In: Geosaberes, v. 2, n. 4, Fortaleza, dez. 2011, p. 3-12.
TESSMANN, Jessica Moura da Cunha; DUARTE, Tiaraju Salini; Dias, Liz Cristiane. O ensino de Geografia no contexto da educação do campo: mapas mentais e os espaços de vivência. Revista Interface. Porto Nacional. n. 09, 2015.
VILLANI, Alberto; FREITAS, D. de. Estrutura disciplinar, estratégias didáticas e estilo docente: categorias para interpretar a sala de aula. Reunião Anual da ANPEd, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.