DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TICS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33462Palavras-chave:
Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Desafios. PossibilidadesResumo
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação é um tema atualmente desafiador, que envolve aspectos pedagógicos, econômicos, sociais e culturais. Diante desse cenário, é importante compreender como as TICs são utilizadas no contexto educacional, quais são os benefícios e as dificuldades que elas apresentam, e quais são as estratégias e as políticas públicas que podem promover um uso efetivo das TICs na educação. Nesse, este estudo objetiva contextualizar sobre a contribuição do uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem para a formação docente, assim como, os desafios e possibilidades do uso das TICs no âmbito educacional. Para a realização deste estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Além disso, aplicou-se um questionário via Google Formulário a professores de Geografia da rede municipal de Patos-PB. O uso das TICs na educação pode trazer benefícios e desafios para os estudantes, os professores, as escolas e a sociedade em geral. Portanto, é importante que haja uma reflexão crítica e uma formação continuada sobre o uso das TICs na educação, para que se possa aproveitar as suas potencialidades e superar as suas limitações
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FLICK, U. . Entrevista episódica. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (Orgs.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (pp. 114-136). (P. A. Guareschi,Trad.). Petrópolis: Vozes (Original publicado em 2000)
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
GARCIA Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Patos (PB): panorama. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e Profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
PORTAL QEDU. Número de escolas em Patos. Disponível em: <https://www.qedu.org.br/busca/115-paraiba/4043-campina-grande>. Acesso em 16 jul. 2023.
RUIVO, J.; MESQUITA, H. Educação e Formação na Sociedade do Conhecimento. Aula – Revista de Pedagogía da Universidad de Salamanca, v. 16, 2010, p. 201-214.
SILVA, M. A.; MENEZES, E. M.; LOPES, C. S. Google Forms como instrumento para coleta de dados em pesquisas científicas. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 8, n. 2, p. 18-24, 2016
SILVA, M.; BEHAR, P.; FERNANDES, J. Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: sobre redes e escolas. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 333-347, 2010.
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72
https://moran10.blogspot.com/ Acesso em : 18/06/2023
Downloads
Publicado
Versões
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.