DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO USO DAS TICS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2023v23n2ID33462Keywords:
Educação. Tecnologia. Aprendizagem. Desafios. PossibilidadesAbstract
The use of Information and Communication Technologies (ICT) in education is a currently challenging topic, that involves pedagogical, economic, social and cultural aspects. Given this scenario, it is important to understand how ICT are used in the educational context, what are the benefits and difficulties that they present, and what are the strategies and public policies that can promote an effective use of ICT in education. In this sense, this study aims to contextualize the contribution of the use of ICT in the teaching-learning process for teacher training, as well as the challenges and possibilities of the use of ICT in the educational field. For the realization of this study, a bibliographic research was carried out. In addition, a questionnaire was applied through Google Form to Geography teachers from the municipal network of Patos-PB. The use of ICT in education can bring benefits and challenges for students, teachers, schools and society in general. Therefore, it is important that there is a critical reflection and a continuous training on the use of ICT in education, so that their potentialities can be exploited and their limitations can be overcome.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
FLICK, U. . Entrevista episódica. In: BAUER, M. W; GASKELL, G. (Orgs.), Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático (pp. 114-136). (P. A. Guareschi,Trad.). Petrópolis: Vozes (Original publicado em 2000)
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
GARCIA Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. Educação a Distância, Batatais, v. 3, n. 1, p. 25-48, jan./dez. 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. Mai-Ago 2006, Vol. 22 n. 2, pp. 201-210.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Patos (PB): panorama. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2023.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e Profissional – Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
PORTAL QEDU. Número de escolas em Patos. Disponível em: <https://www.qedu.org.br/busca/115-paraiba/4043-campina-grande>. Acesso em 16 jul. 2023.
RUIVO, J.; MESQUITA, H. Educação e Formação na Sociedade do Conhecimento. Aula – Revista de Pedagogía da Universidad de Salamanca, v. 16, 2010, p. 201-214.
SILVA, M. A.; MENEZES, E. M.; LOPES, C. S. Google Forms como instrumento para coleta de dados em pesquisas científicas. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 8, n. 2, p. 18-24, 2016
SILVA, M.; BEHAR, P.; FERNANDES, J. Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: sobre redes e escolas. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 333-347, 2010.
VIEIRA, Rosângela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10, p.66-72
https://moran10.blogspot.com/ Acesso em : 18/06/2023
Downloads
Published
Versions
- 25-09-2023 (2)
- 24-09-2023 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.