A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394

Palavras-chave:

Cidadania, Adolescente infrator, Exclusão escolar

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa acerca da subcidadania do adolescente que comete ato infracional. Trata-se de uma reflexão, no campo sociológico, em que se apresenta, laconicamente, algumas variáveis macrossociais da cidadania / subcidadania presentes em nossa sociedade. Doravante, esclarece sobre o referencial teórico-metodológico utilizado nessa investigação, que se baseia em Pierre Bourdieu e Jessé Souza: subcidadania, habitus, reconhecimento e violência simbólica. Enfatiza-se a exclusão escolar dos adolescentes pobres, sendo essa crucial no envolvimento deles em atitudes transgressoras e criminais. Efetua-se uma análise interpretativa de alguns adolescentes infratores a partir do documentário Juízo (2008). Assim, procura-se investigar, numa dimensão microssocial, como a subcidadania impacta na vida dos referidos jovens, deixando-os suscetíveis ao cometimento de ato infracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

ABERASTURY, A. Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.

AMORIN, Sandra Mara Franciso. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Violência e sociedade: os (des)caminhos da adolescência. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 21-36.

AMORIN, Sandra Mara Franciso & SANTOS, Eliane Acosta dos Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: O trabalho com famílias de adolescentes sob medida socioeducativa. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 141-154.

BAUMKARTEN, Silvana Terezinha. Adolescentes em conflito com a lei. Em busca de soluções. Curitiba: CRV, 2017

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e Modernidade. São Paulo: Revista Perspectivas, nº 22, 1999, pp 41- 59.

COUTINHO, Priscila. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A má-fé da justiça. Belo Horizonte: UFMG, 2009, pp. 329-350.

CROCHÍK José Leon, Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Notas sobre adolescentes autores de atos infracionais UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 75-86.

DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.

FAGNANI, Eduardo. O fim do breve ciclo da cidadania social no Brasil (1988-2015). Revista do Instituto de Economia da UNICAMP, 2017.

FREITAS, Lorena. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A instituição do fracasso. A educação da ralé. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

FERRUGEM, Daniela. Guerra às drogas e a manutenção da hierarquia racial. São Paulo: Letramento, 2019.

LE BRETON, D. O risco deliberado: sobre o sofrimento dos adolescentes. Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, 2012, (37), 33-44.

LIMA, Rita de Cassia Pereira. A “violência simbólica” de Pierre Bourdieu. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 57. Ano XIX. Julho de 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.

MAIA, Claísa Maria Mirante & BARROS, Monalisa N. dos Santos. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Ato infracional: forma de inserção no mundo e/ou ausência de vínculos? UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 53-64.

MATTOS, Elizabeth Santos; SOUZA, Rafaela de Barros; MORAES, Mônica Candida Lugão. O adolescente para além do ato infracional. Revista Valore, 3 Volta Redonda, 178-193, 2018.

MV Bill & ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: Uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, 20, 60-70, 2002.

SOUZA, Jessé. Teoria crítica do reconhecimento. Revista Lua Nova nº50. 2000.

SOUZA, Jessé. Ralé Brasileira. Como é e como vive. Belo Horizonte- MG: UFMG,

SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Rio de Janeiro: Leya, 2016

SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017

SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho. Rio de Janeiro: Leya, 2018

TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Uma Relação Delicada: Escola e o Adolescente.

Disponível em: www.promenino.org.br/ferramentas/conteudo/tabid/77/ConteudoId/91579337-a015-413f-8af6-d325d8c21428/Default.aspx. Acesso em: 14/06/2023.

TODOROV, Tzvetan. A vida em comum. Campinas – São Paulo: 1996.

TIBURI, Marcia. Complexo de vira lata. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro: 2020.

UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil, 2021.

Downloads

Publicado

27-04-2024 — Atualizado em 27-04-2024

Versões

Como Citar

TEIXEIRA LUIZ, L.; OLIVEIRA, G. de M. . A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR10, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35394. Acesso em: 21 nov. 2024.