A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394

Palavras-chave:

Cidadania, Adolescente infrator, Exclusão escolar

Resumo

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa acerca da subcidadania do adolescente que comete ato infracional. Trata-se de uma reflexão, no campo sociológico, em que se apresenta, laconicamente, algumas variáveis macrossociais da cidadania / subcidadania presentes em nossa sociedade. Doravante, esclarece sobre o referencial teórico-metodológico utilizado nessa investigação, que se baseia em Pierre Bourdieu e Jessé Souza: subcidadania, habitus, reconhecimento e violência simbólica. Enfatiza-se a exclusão escolar dos adolescentes pobres, sendo essa crucial no envolvimento deles em atitudes transgressoras e criminais. Efetua-se uma análise interpretativa de alguns adolescentes infratores a partir do documentário Juízo (2008). Assim, procura-se investigar, numa dimensão microssocial, como a subcidadania impacta na vida dos referidos jovens, deixando-os suscetíveis ao cometimento de ato infracional.

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Publicado

27-04-2024 — Atualizado em 27-04-2024

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Como Citar

TEIXEIRA LUIZ, L.; OLIVEIRA, G. de M. . A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI: SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR10, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35394. Acesso em: 22 jul. 2024.