SUB-CITIZENSHIP AND SCHOOL EXCLUSION OF ADOLESCENTS IN CONFLICT WITH THE LAW
SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394Keywords:
citizenship; sub-citizenship; adolescent offender; school exclusion.Abstract
This article is the result of research into the sub-citizenship of adolescents who commit an infraction. This is a reflection, in the sociological field, which presents, laconically, some macrosocial variables of citizenship/sub-citizenship present in our society. From now on, it clarifies the theoretical-methodological framework used in this investigation, which is based on Pierre Bourdieu and Jessé Souza: sub-citizenship, habitus, recognition and symbolic violence. The school exclusion of poor adolescents was emphasized, which is crucial in their involvement in transgressive and criminal attitudes. An interpretative analysis of some adolescent offenders was carried out based on the documentary Juízo (2008). Therefore, we sought to investigate, in a microsocial dimension, how sub-citizenship impacts the lives of these young people, leaving them susceptible to committing an infraction.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
ABERASTURY, A. Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
AMORIN, Sandra Mara Franciso. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Violência e sociedade: os (des)caminhos da adolescência. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 21-36.
AMORIN, Sandra Mara Franciso & SANTOS, Eliane Acosta dos Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: O trabalho com famílias de adolescentes sob medida socioeducativa. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 141-154.
BAUMKARTEN, Silvana Terezinha. Adolescentes em conflito com a lei. Em busca de soluções. Curitiba: CRV, 2017
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e Modernidade. São Paulo: Revista Perspectivas, nº 22, 1999, pp 41- 59.
COUTINHO, Priscila. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A má-fé da justiça. Belo Horizonte: UFMG, 2009, pp. 329-350.
CROCHÍK José Leon, Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Notas sobre adolescentes autores de atos infracionais UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 75-86.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
FAGNANI, Eduardo. O fim do breve ciclo da cidadania social no Brasil (1988-2015). Revista do Instituto de Economia da UNICAMP, 2017.
FREITAS, Lorena. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A instituição do fracasso. A educação da ralé. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
FERRUGEM, Daniela. Guerra às drogas e a manutenção da hierarquia racial. São Paulo: Letramento, 2019.
LE BRETON, D. O risco deliberado: sobre o sofrimento dos adolescentes. Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, 2012, (37), 33-44.
LIMA, Rita de Cassia Pereira. A “violência simbólica” de Pierre Bourdieu. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 57. Ano XIX. Julho de 1998.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MAIA, Claísa Maria Mirante & BARROS, Monalisa N. dos Santos. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Ato infracional: forma de inserção no mundo e/ou ausência de vínculos? UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 53-64.
MATTOS, Elizabeth Santos; SOUZA, Rafaela de Barros; MORAES, Mônica Candida Lugão. O adolescente para além do ato infracional. Revista Valore, 3 Volta Redonda, 178-193, 2018.
MV Bill & ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: Uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, 20, 60-70, 2002.
SOUZA, Jessé. Teoria crítica do reconhecimento. Revista Lua Nova nº50. 2000.
SOUZA, Jessé. Ralé Brasileira. Como é e como vive. Belo Horizonte- MG: UFMG,
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Rio de Janeiro: Leya, 2016
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017
SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho. Rio de Janeiro: Leya, 2018
TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Uma Relação Delicada: Escola e o Adolescente.
Disponível em: www.promenino.org.br/ferramentas/conteudo/tabid/77/ConteudoId/91579337-a015-413f-8af6-d325d8c21428/Default.aspx. Acesso em: 14/06/2023.
TODOROV, Tzvetan. A vida em comum. Campinas – São Paulo: 1996.
TIBURI, Marcia. Complexo de vira lata. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro: 2020.
UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil, 2021.
Downloads
Published
Versions
- 27-04-2024 (2)
- 27-04-2024 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.