A SUBCIDADANIA E A EXCLUSÃO ESCOLAR DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
SUBCIUDADANÍA Y EXCLUSIÓN ESCOLAR DE ADOLESCENTES EN CONFLICTO CON LA LEY
DOI:
https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35394Palabras clave:
ciudadanía; subciudadanía; adolescente infractor; exclusión escolar.Resumen
Este artículo es resultado de una investigación sobre la subciudadanía de los adolescentes que cometen una infracción. Se trata de una reflexión, en el campo sociológico, que presenta, lacónicamente, algunas variables macrosociales de ciudadanía/subciudadanía presentes en nuestra sociedad. En adelante, se aclara el marco teórico-metodológico utilizado en esta investigación, que tiene como base Pierre Bourdieu y Jessé Souza: subciudadanía, habitus, reconocimiento y violencia simbólica. Se enfatiza la exclusión escolar de los adolescentes pobres, lo que es crucial en su involucramiento en actitudes transgresoras y criminales. Se realiza un análisis interpretativo de algunos adolescentes infractores a partir del documental Juízo (2008). Por lo tanto, buscamos investigar, en una dimensión microsocial, cómo la subciudadanía impacta la vida de estos jóvenes, dejándolos susceptibles a cometer una infracción.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
ABERASTURY, A. Adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
AMORIN, Sandra Mara Franciso. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Violência e sociedade: os (des)caminhos da adolescência. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 21-36.
AMORIN, Sandra Mara Franciso & SANTOS, Eliane Acosta dos Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: O trabalho com famílias de adolescentes sob medida socioeducativa. UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 141-154.
BAUMKARTEN, Silvana Terezinha. Adolescentes em conflito com a lei. Em busca de soluções. Curitiba: CRV, 2017
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 6ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e Modernidade. São Paulo: Revista Perspectivas, nº 22, 1999, pp 41- 59.
COUTINHO, Priscila. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A má-fé da justiça. Belo Horizonte: UFMG, 2009, pp. 329-350.
CROCHÍK José Leon, Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Notas sobre adolescentes autores de atos infracionais UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 75-86.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Autonomia Literária, 2017.
FAGNANI, Eduardo. O fim do breve ciclo da cidadania social no Brasil (1988-2015). Revista do Instituto de Economia da UNICAMP, 2017.
FREITAS, Lorena. Ralé brasileira. Org. Jessé Souza. In: A instituição do fracasso. A educação da ralé. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
FERRUGEM, Daniela. Guerra às drogas e a manutenção da hierarquia racial. São Paulo: Letramento, 2019.
LE BRETON, D. O risco deliberado: sobre o sofrimento dos adolescentes. Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, 2012, (37), 33-44.
LIMA, Rita de Cassia Pereira. A “violência simbólica” de Pierre Bourdieu. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 57. Ano XIX. Julho de 1998.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar, 22. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996.
MAIA, Claísa Maria Mirante & BARROS, Monalisa N. dos Santos. Adolescentes em conflitos com a lei. Org. Paulo C.D. Paes & Sandra M. F. Amorin. In: Ato infracional: forma de inserção no mundo e/ou ausência de vínculos? UFMS, Campo Grande - MS: 2010, pp 53-64.
MATTOS, Elizabeth Santos; SOUZA, Rafaela de Barros; MORAES, Mônica Candida Lugão. O adolescente para além do ato infracional. Revista Valore, 3 Volta Redonda, 178-193, 2018.
MV Bill & ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: Uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, 20, 60-70, 2002.
SOUZA, Jessé. Teoria crítica do reconhecimento. Revista Lua Nova nº50. 2000.
SOUZA, Jessé. Ralé Brasileira. Como é e como vive. Belo Horizonte- MG: UFMG,
SOUZA, Jessé. A radiografia do golpe. Rio de Janeiro: Leya, 2016
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017
SOUZA, Jessé. Subcidadania Brasileira: para entender o país além do jeitinho. Rio de Janeiro: Leya, 2018
TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Uma Relação Delicada: Escola e o Adolescente.
Disponível em: www.promenino.org.br/ferramentas/conteudo/tabid/77/ConteudoId/91579337-a015-413f-8af6-d325d8c21428/Default.aspx. Acesso em: 14/06/2023.
TODOROV, Tzvetan. A vida em comum. Campinas – São Paulo: 1996.
TIBURI, Marcia. Complexo de vira lata. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro: 2020.
UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil, 2021.
Descargas
Publicado
Versiones
- 27-04-2024 (2)
- 27-04-2024 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.