EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT: ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?

Authors

  • Rejane Margarete Schaefer Kalsing

Abstract


Sobre a pedagogia, a mais conhecida obra do filósofo Immanuel Kant sobre o tema educaçáo, é muitas vezes considerada uma obra do suposto período de senilidade do filósofo, por ter sido publicada um ano antes de sua morte, ou seja, em 1803. Contra este parecer, no entanto, depõe o fato da ocorrência de idéias similares, ao menos, senáo repetiçáo mesmo de certas ideias que ocorrem em sua filosofia da história, como, por exemplo, nas obras Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita e Início conjectural da história humana. Essas ideias sáo, entre outras, a evoluçáo do ser humano da animalidade à humanidade; o fato de o ser humano náo poder utilizar somente o instinto, necessitando extrair de si mesmo determinadas qualidades, através do exercício de sua razáo; a ideia de uma determinaçáo da humanidade ou de um fim mais alto da humanidade, que é a determinaçáo moral. O objetivo do presente artigo é tratar das possíveis relações ou entrelaçamentos entre essas três obras.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

30-09-2010

How to Cite

KALSING, R. M. S. EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT: ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?. Saberes: Interdisciplinary Journal of Philosophy and Education, [S. l.], v. 1, n. 4, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/562. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Foundations of Education and Teaching