EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT: ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?
Resumo
Sobre a pedagogia, a mais conhecida obra do filósofo Immanuel Kant sobre o tema educaçáo, é muitas vezes considerada uma obra do suposto período de senilidade do filósofo, por ter sido publicada um ano antes de sua morte, ou seja, em 1803. Contra este parecer, no entanto, depõe o fato da ocorrência de idéias similares, ao menos, senáo repetiçáo mesmo de certas ideias que ocorrem em sua filosofia da história, como, por exemplo, nas obras Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita e Início conjectural da história humana. Essas ideias sáo, entre outras, a evoluçáo do ser humano da animalidade à humanidade; o fato de o ser humano náo poder utilizar somente o instinto, necessitando extrair de si mesmo determinadas qualidades, através do exercício de sua razáo; a ideia de uma determinaçáo da humanidade ou de um fim mais alto da humanidade, que é a determinaçáo moral. O objetivo do presente artigo é tratar das possíveis relações ou entrelaçamentos entre essas três obras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Saberes e publicaremos a correção num dos próximos números.