EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT: ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?

Autores/as

  • Rejane Margarete Schaefer Kalsing

Resumen


Sobre a pedagogia, a mais conhecida obra do filósofo Immanuel Kant sobre o tema educaçáo, é muitas vezes considerada uma obra do suposto período de senilidade do filósofo, por ter sido publicada um ano antes de sua morte, ou seja, em 1803. Contra este parecer, no entanto, depõe o fato da ocorrência de idéias similares, ao menos, senáo repetiçáo mesmo de certas ideias que ocorrem em sua filosofia da história, como, por exemplo, nas obras Idéia de uma história universal de um ponto de vista cosmopolita e Início conjectural da história humana. Essas ideias sáo, entre outras, a evoluçáo do ser humano da animalidade à humanidade; o fato de o ser humano náo poder utilizar somente o instinto, necessitando extrair de si mesmo determinadas qualidades, através do exercício de sua razáo; a ideia de uma determinaçáo da humanidade ou de um fim mais alto da humanidade, que é a determinaçáo moral. O objetivo do presente artigo é tratar das possíveis relações ou entrelaçamentos entre essas três obras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

30-09-2010

Cómo citar

KALSING, R. M. S. EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT: ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?. Saberes: Revista Interdisciplinaria de Filosofía y Educación, [S. l.], v. 1, n. 4, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/562. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Fundamentos de la Educación y la Enseñanza