Epistemologia do turismo
reflexões e aproximações no campo científico
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2022v10n3ID26543Resumo
Este estudo se propõe a apresentar uma revisão sistemática das produções acadêmicas voltadas ao aspecto científico e epistemológico do turismo. Para tanto, adotou-se abordagem qualitativa com aporte da revisão sistemática da literatura. A coleta de dados se deu por meio das plataformas "Publicações de Turismo" e "SciELO", utilizando o procedimento ProKnow-C. A amostra final da pesquisa foi de 26 artigos sobre o tema discutido, que foram tratados com auxílio da análise de conteúdo (Bardin, 2011), a partir de categorias analíticas pré-estabelecidas. Como principais resultados, percebeu-se que, no viés epistemológico do turismo, há uma estreita relação com a criticidade, ou seja, examinar as bases epistemológicas e a realidade do turismo de forma crítica e questionadora, além de utilizá-la para realizar pesquisas mais sólidas. No tocante à cientificidade do turismo, alguns autores também mencionam o aspecto crítico e notou-se uma preocupação em tornar os estudos na área favoráveis à sociedade como um todo, ultrapassando as barreiras dos muros da universidade. O turismo é um campo de estudo relativamente novo, com bases científicas em processo de consolidação. Entretanto, as análises demonstraram que os pesquisadores estão em busca do desenvolvimento de pesquisas sobre o caráter epistemológico e científico da área há mais de 15 anos. Este estudo traz contribuições à comunidade acadêmica do turismo ao apresentar um panorama das pesquisas relacionadas ao tema discutido, o que pode auxiliar na continuidade de investigações visando aproximar-se da criação de teorias e metodologias próprias do turismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Turismo Contemporâneo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).