SAINDO DO ARMÁRIO: DIÁRIO DE CAMPO EM UMA ESCOLA LGBTTT / COMING OUT OF THE CLOSET: FIELD DIARY ON A SCHOOL LGBTTT
DOI:
https://doi.org/10.21680/2238-6009.2017v1n50ID13372Palavras-chave:
LGBTTT. Homofobia. Educação. Políticas públicas. Desenvolvimento humano e social. LGBT . Homophobia. Education. Public policies. Human and social development.Resumo
Este trabalho tem como foco a investigação das dificuldades enfrentadas pelos homossexuais em seu percurso de vida. Investiga ainda a realidade dos alunos da escola E-Jovem, uma instituição de Campinas (SP) voltada para o público LGBTTT, verificando as possíveis transformações vividas tanto no âmbito pessoal (aprendizagem, liberdade etc.) quanto no âmbito coletivo relativas ao combate à homofobia. A coleta de dados aconteceu em duas etapas: inicialmente foram realizadas observações participantes no ambiente escolar e, em seguida, foram feitas entrevistas individuais e semiestruturadas com cinco alunos e cinco professores.
ABSTRACT
This work focuses on the investigation of the difficulties faced by homosexuals in their life path. It also investigates the reality of E-Jovem school students, an institution from Campinas/ (SP, Brazil) dedicated to the LGBT+ public, checking possible transformations in both personal (learning, freedom etc.) and collective levels regarding the struggle against homophobia. Data collection was carried out in two stages: initially, a participant observation was conducted in the school environment, and then individual semi-structured interviews were lead with five students and five teachers.