CHAMADA PARA TRABALHOS V.5, N.2 (2023)

25-08-2023

No escopo da multiplicidade de contextos sociais do mundo contemporâneo, torna-se imperativa e necessária a atenção e o trabalho com temas que incidem sobre a vida política dos atores sociais, no que se refere, sobretudo, às tangências e movimentos implicados em sua existência. Temas que oportunizam a problematização do que vem a constituir o espaço societário, a realidade em que vivemos, tais como: a construção de identidade social; a diversidade (neuro)cognitiva; as patologias socialmente estigmatizadas; a moralidade; as fake news; o “politicamente correto” na linguagem; a violência verbal; o discurso de ódio; as relações, identificações, processos e espaços étnico-racializados (quilombos, branquitude, racismo, antirracismo etc.),  o gênero e a sexualidade (linguagem neutra/inclusiva/não binária, LGBTQIAPN+fobia, machismo, feminismo etc.), as classes sociais, a xenofobia, a imigração, o refúgio etc.

 

Nessa direção, a pesquisa linguística é vetor capital para a abordagem de tais questões e, assim sendo, a Revista Saridh: Linguagem e Discurso abre chamada para publicação de trabalhos que integrem construtos linguístico-textuais e sociocognitivos e os contextos sociais nos quais eles emergem e atuam. Trata-se da chamada de estudos, pesquisas e recortes de investigação para o Dossiê temático Estudos textuais e (socio)cognitivistas sobre questões sociais contemporâneas, o qual objetiva reunir artigos científicos frutos de pesquisa de base sociocognitivista (Koch, 2004; Koch; Cunha-Lima, 2004; Marcuschi, 2008; Tomasello, 2002; 2014; 2019; Morato, 2017) nas áreas de Linguística Cognitiva e/ou de Linguística Textual.

 

As submissões devem analisar, a partir de uma dessas áreas da Linguística, fenômenos, construtos ou processos linguístico-cognitivos (modelos cognitivos e figuratividade, por exemplo) e/ou linguístico-textuais (gêneros textuais, referenciação, fatores de textualidade etc.) em contextos sociais, como os já citados.

 

A Revista Saridh – Linguagem e Discurso é uma publicação editada pelo Grupo de Pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas da UFRN e vinculada ao Curso de Letras da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), unidade acadêmica especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O periódico está recebendo artigos inéditos sobre Estudos textuais e (socio)cognitivistas sobre questões sociais contemporâneas para compor o volume 5, número 2 (2023). A proposta tem como objetivo a publicação de textos que abordem a língua e a linguagem em uso em seus aspectos textuais e sociocognitivos e que tratem da construção linguística do sentido em diferentes contextos sociais, notadamente aqueles que dizem respeito às identidades, à reflexividade social sobre os usos da linguagem, à reserva sócio-simbólica a espaços marginalizados e a questões de gênero e sexualidade, dentre outros.

 

A revista aceita artigos (originais e inéditos) cuja submissão poder ser feita na seção temática ou na modalidade de seção livre. Além dessa modalidade, os autores podem submeter artigos como relatos de experiências docentes. Nesta última, são aceitos trabalhos que enfatizem Experiências de projetos e programas de ensino de língua na Educação Básica, isto é, artigos científicos que apresentam estudos sobre experiências didáticas e pedagógicas de professores e alunos em projetos e programas de ensino de língua nos Ensinos Fundamental e Médio da Educação Básica no Brasil.

 

A justificativa da chamada para essa modalidade de relatos de experiência é que projetos de ensino promovidos por universidades, como projetos de monitoria e de tutoria, e programas de ensino governamentais, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Residência Pedagógica (PRP), acompanhados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), têm tido uma grande importância na formação e na capacitação de professores de diferentes áreas, como os professores de língua. Além disso, a participação de estudantes de Licenciatura, como os alunos de Letras, nesses projetos e programas, abrange experiências pedagógicas que podem dar base empírica para a reflexão sobre as práticas de ensino de língua.

 

O prazo de submissão se estende até 29 de outubro de 2023 e as normas e diretrizes de publicação estão disponíveis no sítio eletrônico da revista, alojado no portal de periódicos da UFRN. Todo o fluxo de submissão e comunicação com autores, editores e avaliadores, é realizada diretamente via OJS, ou em caráter excepcional, via endereço eletrônico do periódico. Para proceder com a submissão de trabalhos, o autor deve acessar o endereço https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh e seguir os passos para criar cadastro de acesso. Outras informações sobre o processo de submissão e organização dos textos, sua disposição tipográfica, organização e layout podem ser acompanhadas na aba Escopo e Normas, através do link:

https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17903

 

Organizador: Prof. Dr. Rafahel Jean Parintins Lima – UFRN / Grupos de Pesquisa LUS (Linguagem, Uso e Sociedade, UFRN), COGITES (Cognição, Interação e Significação, UNICAMP), ESCOT (Estudos Sociocognitivos do Texto, UFRN)

Contato: rafahel.parintins@ufrn.br

Prazo de submissão: até 29 de outubro de 2023

Previsão de Publicação: dezembro de 2023

Site: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh

Contato: revistasaridh@gmail.com

Editor-gerente: Antonio Genário Pinheiro dos Santos

Contato: genario.pinheiro@ufrn.br