A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas

Autores

  • Cid Ivan da Costa Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2019v1n1ID17902

Palavras-chave:

Discurso; Interdiscurso; Anúncio publicitário; Brasilidade.

Resumo

Este trabalho se propõe a analisar os efeitos discursivos da brasilidade nos anúncios publicitários impresso e televisivo das sandálias Havaianas, entrevendo as relações entre a construção desse tipo de anúncio na constituição da identidade nacional. Para isso, utilizamos dois passos fundamentais: o estudo bibliográfico em autores da Análise do Discurso, como: Pêcheux (2007), Orlandi (2003), Foucault (2004) e com Hall (2005) estudioso da cultura moderna e a pesquisa no site das sandálias Havaianas um comercial televisivo e um anúncio impresso publicado na revista. Os anúncios publicitários das sandálias Havaianas exploram o sentido do uso tradição de que o Brasil é o melhor lugar do mundo para viver, associando a brasilidade ao produto e fazendo com que as Havaianas sejam reconhecidas como sinônimo de ser brasileiro.

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Publicado

30-05-2019

Como Citar

CARVALHO, C. I. da C. A construção da brasilidade inscrita em anúncios impresso e televisivo das sandálias Havaianas. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.21680/2674-6131.2019v1n1ID17902. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/17902. Acesso em: 18 abr. 2024.