Uma reflexão acerca dos estereótipos sobre a África no contexto de ensino de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2674-6131.2021v3n2ID26761

Palavras-chave:

Ensino de Línguas. Estereótipos. África. UFBA.

Resumo

Em consonância com as premissas de uma Linguística Aplicada moderna e brasileira, em que se faz necessário direcionar o olhar para as relações entre linguagem e vida social, entendemos com esse trabalho que o processo de ensinar e aprender línguas deve levar em consideração a(s) cultura(s) e identidade(s) dos sujeitos envolvidos, dando atenção, assim, às marcas de interculturalidade presentes nessas interações. Sendo assim, neste artigo apresentamos uma análise a respeito dos estereótipos reproduzidos e construídos pelos brasileiros sobre a África e os africanos, em um contexto de ensino e aprendizagem de línguas, em situação de imersão na cidade de Salvador, entre o período de 2017 e 2019, durante o curso de Português como Língua Estrangeira (PLE) do Programa de Proficiência em Língua Estrangeira para Estudantes e Servidores da UFBA (PROFICI). A opção por esse cenário de pesquisa deveu-se à necessidade de uma promoção e reflexão para o ensino de línguas de forma contextualizada e socialmente orientada. Dessa forma, a partir de relatos de experiências de estudantes, buscamos identificar e problematizar a presença desses estereótipos, priorizando como eles se manifestavam nas interações diárias desses alunos africanos e como interferiam nos processos identitários desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

DUARTE, H.; BAPTISTA, L. Uma reflexão acerca dos estereótipos sobre a África no contexto de ensino de língua estrangeira. Revista Saridh – Linguagem e Discurso, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 19, 2021. DOI: 10.21680/2674-6131.2021v3n2ID26761. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/RevSaridh/article/view/26761. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiências profissionais