Utilização de perguntas investigativas para o ensino dos sistemas circulatório e linfático durante o Estágio Supervisionado no Ensino Médio

Autores

  • Leanderson Moura de Lima Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Romualdo Lunguinho Leite Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Francesca Danielle Gurgel dos Santos Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34504

Palavras-chave:

Ensino Médio, Estágio Supervisionado, Fisiologia Humana, Ensino e Pesquisa

Resumo

As perguntas investigativas fazem com que os alunos se tornem centrais no processo de ensino-aprendizagem, investigando as atividades propostas e resolvendo problemas. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar como a utilização de atividades investigativas podem contribuir para o ensino do sistema circulatório e linfático, na disciplina de Biologia durante o Estágio Supervisionado II no Ensino Médio. A pesquisa é caracterizada como descritiva-exploratória e qualitativa, cujo público-alvo foram os alunos de duas (02) turmas de 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Limoeiro do Norte - Ceará. A sequência didática utilizada mostrou-se efetiva no processo de ensino-aprendizagem. A utilização de perguntas investigativas trabalhou aspectos importantes como: trabalho em grupo, e ampliação do conhecimento por investigação. Conclui-se que a utilização dessa metodologia ampliou e ajudou os alunos no aprendizado do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leanderson Moura de Lima, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Meu nome é Leanderson, graduado na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Campus Faculdade de Filosofia dom Aureliano Matos - FAFIDAM. Aluno do curso de Ciências Biológicas pela (UECE). Onde Fui bolsista de Iniciação CIêntifica pelo Programa de Iniciação Ciêntifica da Universidade Estadual do Ceará - IC/UECE, onde foi trabalhado o projeto de Educação Amiental e Recursos Hídricos nas escolas. Participicei trés vezes do Programa de Monitoria Acâdemica - PROMAC, em primeiro momento como Bolsista Monitor da disciplina de Biologia Celular. Segundo, Monitor de Zoologia de Cordados e Terceiro como Monitor de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental(ESEF). Realizei estágio no Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Labóratorio da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde fui acompanhado por especialistas e recebi treinamento a respeito da Análise, Contagem e Identificação do Fitoplâncton.

Romualdo Lunguinho Leite, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Romualdo Lunguinho Leite possui graduação em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (1995) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor Assistente F, da Universidade Estadual do Ceará - UECE/FAFIDAM e coordenador do subprojeto de Biologia da Residência Pedagógica, na UECE/FAFIDAM. Possui experiência no ensino de Ciências Biológicas - Estágio Supervisionado de Biologia e na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, nos seguintes temas: Açudes, Limnologia, Represas e Biologia.

Francesca Danielle Gurgel dos Santos, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora e Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Avaliação Educacional, no eixo Avaliação Ensino-Aprendizagem; Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)/ Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Gestão Escolar, pela Universidade de Santa Catarina (UDESC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Educação, Ciências e Ética na Humanização do Meio Ambiente, pela Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/ UECE); Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Pedagogia, pela Universidade Estácio de Sá. Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAFIDAM/UECE. Coordenadora de subprojeto de Biologia da Residência Pedagógica, na FAFIDAM/UECE. Linhas de pesquisa com interesse: avaliação educacional; formação de professores; estágio supervisionado; ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

MOURA DE LIMA, L.; LUNGUINHO LEITE, R.; DANIELLE GURGEL DOS SANTOS, F. Utilização de perguntas investigativas para o ensino dos sistemas circulatório e linfático durante o Estágio Supervisionado no Ensino Médio. Cadernos de Estágio, [S. l.], v. 6, n. 1, 2024. DOI: 10.21680/2763-6488.2024v6n1ID34504. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/34504. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos