O EQUILÍBRIO INTER-REGIONAL DA CONCORRÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA NOVA LEI ANTITRUSTE BRASILEIRA

Autores

  • Otacílio dos Santos Silveira Neto

Resumo

A Constituição Federal brasileira dispõe em seu texto como um de seus objetivos básicos o fim das desigualdades regionais e sociais além da busca pelo desenvolvimento. Por outro lado eleva à categoria de princípios que norteiam a ordem econômica a livre iniciativa e a liberdade de concorrência, além de tê-los como instrumentos catalisadores do desenvolvimento nacional. Diante da notória diferença de desenvolvimento entre as regiões do país, mais especificamente entre o Nordeste e o Sudeste, o equilíbrio da concorrência passa a ser um dos maiores instrumentos postos nas mãos do Estado para se alcançar esses objetivos. A nova lei de defesa da concorrência brasileira (Lei 12.529/11) deu uma nova postura ao Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência ao trazer para dentro de seu corpo poderes de indução de políticas públicas concorrenciais que agora podem e devem ser usadas também para a diminuição das assimetrias concorrenciais entre as diversas regiões do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17-10-2013

Como Citar

DOS SANTOS SILVEIRA NETO, O. O EQUILÍBRIO INTER-REGIONAL DA CONCORRÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DA NOVA LEI ANTITRUSTE BRASILEIRA. Revista Digital Constituição e Garantia de Direitos, [S. l.], v. 6, n. 01, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/constituicaoegarantiadedireitos/article/view/4383. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Padronização