A Cultura Material egípcia do Museu Nacional:
ensino de História através de uma proposta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID15209Palavras-chave:
Educação patrimonial, Cultura material, Educação Básica, Egito AntigoResumo
O objetivo desse artigo é analisar a produção de conhecimento histórico escolar através de ações pedagógicas fundamentadas na cultura material egípcia do Museu Nacional. Para tanto, selecionamos a estela de Uerhap-Renefsonb, que pertence ao acervo do Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, utilizando como tema norteador a alimentação. Este tema foi privilegiado porque a alimentação é um ato cultural e histórico, carregado de peculiaridades, simbolismos e significados, presentes desde a sua produção até o seu consumo. Nosso estudo de caso foi uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro. O referencial teórico utilizado foi baseado na Educação Patrimonial e o procedimento metodológico aplicado foi o proposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), adaptado por Maria de Lourdes Parreiras Horta. Verificou-se a eficácia da ação pedagógica realizada no que diz respeito as fixação e apropriação do conhecimento sobre o tema trabalhado.
Downloads
Referências
APOLINÁRIO, Jucilene Ricarte. Reflexões sobre a educação patrimonial e experiências da diversidade cultural no ensino de história. In: TOLENTINO, Átila Bezerra. (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
ASSMANN, Jan. Death and salvation in Ancient Egypt. Ithaca and London: Cornell University Press, 2005.
ASSMANN, Jan. Search for god in Ancient Egypt. Ithaca and London: Cornell University Press, 2001.
BAINES, John. “Sociedade, moralidade e práticas religiosas”. In: SHAFER, Byron. (Org.). As religiões no Egito Antigo: deuses, mitos e rituais domésticos. Tradução: Luis. S. Krausz. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.
BLOCH, Marc. Apologia da história. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998, 108 p.
CABRAL, Magaly. Educação patrimonial x educação museal? In: TOLENTINO, Átila Bezerra (Org.). Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do Iphan na Paraíba, 2012.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. Tradução Luciano Vieira Machado, Guilherme João de Freitas Teixeira. 6. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.
GRAJETZKI, Wolfram. The middle kingdom of Ancient Egypt: history, archaeology and society. London: Duckworth, 2006.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Guia básico de educação patrimonial. 3. ed. Brasília: IPHAN/Museu Imperial, 2006.
KITCHEN, Kenneth; BELTRÃO, Maria da Conceição. Catálogo da coleção do Egito Antigo existente no Museu Nacional. Rio de Janeiro: Warminster: Aris & Phillips, 1990 ( v. 1 e 2).
LAVIER, Marie-Christine. Les mystères d'Osiris à abydos d'après lês stèlesdu moyen empire et du nouvel empire. Hamburg: Helmut BuskeVerlag, 1989.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. Tradução Beatriz Perrone-Moisés. 2. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2010. (Mitológicas,1443 p. il. 24cm).
MENESES, Ulpiano Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, São Paulo, n. 115, p. 103-117, 1983.
REDE, Marcelo. História e cultura material. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
RICHARDS, Janet. Society and death in Ancient Egypt: Mortuary Landscapes of the Middle Kingdom. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
SALES, José das Candeias. As divindades egípcias: uma chave para a compreensão do Egipto Antigo. Lisboa: Editorial Estampa, 1999.
SILVA JUNIOR, Rui da Cruz. Relatório PIBIC do projeto: Educação Patrimonial e a Cultura Material na Antiguidade Clássica. (abril 2009 a abril de 2010) Orientadora: Professora Doutora Regina Maria da Cunha Bustamante. Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.
TEIXEIRA, Simonne (Org.). Educação patrimonial: novos caminhos na ação pedagógica. Rio de Janeiro/ Campos dos Goytacazes: EDUENF, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.