Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades:

apontamentos para uma Pluriversidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15551

Palavras-chave:

Pensamento Decolonial Latino-Americano. Eurocentrismo. Pluriversidad AmawtayWasi. Interculturalidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a universidade ocidental dentro do padrão de poder moderno/colonial, a partir do Pensamento Decolonial Latino-Americano e de autores como Boaventura de Sousa Santos, apontando outras possibilidades epistemológicas que consideram diferentes tipos de conhecimento com equidade e diálogo. Outras possibilidades já estão sendo construídas, a exemplo da PluriversidadAmawtayWasi no Equador, que advém do movimento indígena equatoriano. O conhecimento que emerge e constitui essa pluriversidade difere consideravelmente dos ideais do conhecimento ocidental de objetividade, neutralidade, separação mente e corpo, razão e emoção, produzido por um corpo seleto de especialistas. A radicalidade desse empreendimento indígena se expressa também no reconhecimento da sua proposta como antieurocêntrica e decolonizadora do conhecimento. Ao assumirem a interculturalidade crítica e o diálogo de saberes, como pressupostos básicos na construção do conhecimento e para a transformação de toda a sociedade, atuam nessa direção.

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Biografia do Autor

Débora Ribeiro, Unicentro

Mestra em Educação pela Unicentro. Integrante do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e História da Unicentro.

Alessandro de Melo

Doutor em Educação. Professor do Dep. de Pedagogia e do PPGE da Unicentro.

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Publicado

31-01-2019

Como Citar

Ribeiro, D., & de Melo, A. (2019). Construção do conhecimento e eurocentrismo nas universidades:: apontamentos para uma Pluriversidade. Revista Educação Em Questão, 57(51). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n51ID15551

Edição

Seção

Artigos