O MIEIB e a política curricular da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID19670

Palavras-chave:

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Currículo. Educação infantil. Política educacional.

Resumo

O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil contribuiu para a construção da política da educação infantil e, para essa análise, recorre-se à concepção de relação agonística, permeada pela lógica da hegemonia, na perspectiva de Mouffe, Laclau e Southwell. Utiliza-se no trabalho a análise documental e entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento. As análises indicaram o MIEIB como uma articulação entre lutas por creches e a atuação de intelectuais orgânicas. O espectro de sua contribuição nos sentidos, presentes nas políticas de educação infantil, é vasto. O movimento empreendido para a inclusão das creches no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e a revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são referências de atuação nas políticas. O MIEIB defendeu especificidades no currículo na infância, que também se fizeram pressentes nas primeiras versões da Base Nacional Comum Curricular. Com a mudança de governo, a participação do MIEIB se restringiu.

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Biografia do Autor

Karla Wanessa Carvalho de Almeida, Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul

Mestra em Educação Culturas e Identidades, na linha de Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais- UFRPE. Pedagoga (2011), especialista em Gestão da Educação (2013), lecionando na na Educação Básica há 13 anos, bem como na Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (2019). Nesse período tenho desenvolvido uma atitude reflexiva sobre minhas ações educativas, que me levaram as temáticas da Infância (desenvolvimento, aprendizagem, identidade, ludicidade, psicomotricidade, outros). Nos Anos Iniciais (e na modalidade Educação de Jovens e Adultos), os processos de Letramento e Alfabetização, tornaram-se focos constantes, acrescidos de planejamento, sequências didáticas, projetos didáticos, avaliação, dentre outros. Transversalmente a essas temáticas,  as políticas educacionais constituem-se umas das minhas paixões, nessa área tenho dedicado minhas pesquisas as produções das políticas cuja centralidade tem sido a Análise do Discurso de Laclau e Mouffe nos conceitos de antagonismo, hegemonia, significante vazio, lógicas políticas e sociais, outros, bem como do ciclo de políticas de Ball. Nesse sentido, a área de metodologia científica (métodos e técnicas de pesquisa) na elaboração textos acadêmicos, tem sido um território de alto envolvimento profissional.

Cibele Maria Lima Rodrigues, Fundação Joaquim Nabuco

Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), programa associado entre a Fundaj e a UFRPE. professora no Programa em Rede de Ensino de Sociologia (PROFSOCIO) da Fundaj. Graduada em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de politicas da educação básica,educação integral, sociologia politica, movimentos sociais. Co-Coordenadora do Grupo de Trabalho do CLACSO: Políticas educativas y derecho a la educación (2016-2019; 2019-2022). Entre 2017 e 2020 foi Coordenadora Geral do Centro de estudos em Cultura, Identidade e Memória (CECIM) da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj, Em 2016, Coordenação de Estudos Educacionais/ FUNDAJ. Entre 2014 e janeiro de 2016, Coordenou o Curso de Especialização Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola Fundaj/SECADI/RENAFORM.

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Publicado

25-08-2020

Como Citar

Carvalho de Almeida, K. W., & Lima Rodrigues, C. M. . (2020). O MIEIB e a política curricular da educação infantil . Revista Educação Em Questão, 58(56). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID19670

Edição

Seção

Artigos