Atuação dos aparelhos privados de hegemonia na implementação da BNCC nos estados da Região Sul
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID25485Palavras-chave:
Governança em rede, Movimento Pela Base Nacional Comum, Base Nacional Comum Curricular, Aparelhos privados de hegemoniaResumo
Neste artigo, discute-se o conceito de Aparelhos Privados de Hegemonia, com o intuito de compreender a atuação deles na implementação da Base Nacional Comum Curricular, aprovada pelo Ministério da Educação em dezembro de 2017. O texto tem por objetivo analisar propostas curriculares dos sistemas estaduais dos três estados da Região Sul, realçando procedimentos adotados para adequação das propostas curriculares estaduais à BNCC e o papel assumido pelo Movimento Pela Base Nacional Comum, enquanto um aparelho privado de hegemonia, na produção de constrangimentos às recontextualizações produzidas pelas redes de ensino. À guisa de conclusão, são realçados desafios às instituições de ensino na materialização de um currículo que garanta atendimento às funções sociais da educação.
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