Infância e consumo no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID28934Palavras-chave:
Infância, YouTube, Representação, IdentidadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como o conteúdo do canal do YouTube Luccas Neto, Luccas Toon, contribui para a propagação de representações de infâncias consumidoras. Para tanto, foram selecionados 15 vídeos postados no referido canal. As análises foram desenvolvidas tomando como referencial teórico os estudos culturais em Educação, de viés pós-estruturalista. No intuito de desenvolver uma análise cultural, a partir da assistência aos vídeos, foram destacadas imagens e transcrições de falas do youtuber consideradas recorrentes e de maior relevância. Neste artigo, discute-se a categoria “gestão de si como uma marca”. Os resultados apontaram que o canal coloca em circulação a representação de uma infância consumista que busca incessantemente por novidades no mercado. Isso que implica na apresentação de diversos produtos e na grande identificação das crianças com um indivíduo adulto que forja uma identidade infantil e reforça gostos e preferências dos fãs mirins.
Downloads
Referências
ANDRADE, Paula Deporte de. COSTA, Marisa Vorraber. Usando crianças para vender: infância e consumo na publicidade de revistas.Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.18, n2, p.230-248, jul./dez. 2010.
ANDRADE, Paula Deporte de. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação.Revista Textura. Canoas. V.17 n.34, p.48-63. mai./ago. 2015.
AS AUTORAS. Transcrição de áudio. 2020 – Disponível em: . Acesso em: 18jan. 2022.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar 2008.
BECK, Dinah Quesada. Mídia e consumo: pedagogias culturais de investimento na infância. In: BECK, Dinah; ESPERANÇA, Joice (Orgs.). Infâncias em foco: mídia, consumo e artefatos da cultura contemporânea. (Orgs.). Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD; v. 27. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.
COSTA, Marisa Vorraber. Educar-se na sociedade de consumidores. In: COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CAMOZZATO, Viviane Castro. Imagem e consumo nas produções de si. In: COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização.Trad. Maurício Santana Dias e Javier Rapp. 6. ed. Rio de Janeiro: Ed. EFRJ, 2006.
FELIPE, Jane.Representações de gênero, sexualidade e corpo na mídia.Revista Tecnologia e Sociedade, 2007.
GARDINER, Michael E. (2000) Críticas da vida cotidiana. Londres:Routledge.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo.Educação e Realidade. p.15-46, jun/dez, 1997.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
IGNÁCIO, Patrícia. Crianças, consumo e identidade. In: COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KELLNER, Douglas. Lendo imagens criticamente: em direção a uma pedagogia pós-moderna. In: SILVA, TOMAZ TADEU (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais em Educação. Petrópolis RJ: Vozes, 1995, p. 104-131.
MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai a escolas. Tese de Doutorado do Programa de Pós- Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.
NETO, Luccas. Fizemos as atividades do livrão do Luccas. Youtube, 25 ago. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tnivEPyM7JU>. Acesso em: 18 jan. 2021.
RUBENS, Alhen. Vida para consumo: A transformação das pessoas em mercadoria. BAUMAN, Zygmunt. 2008. Revista Signos do Consumo – v.2, n.2, 2010. p. 275-279.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe (Orgs.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.