Infância e consumo no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID28934

Palavras-chave:

Infância, YouTube, Representação, Identidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o conteúdo do canal do YouTube Luccas Neto, Luccas Toon, contribui para a propagação de representações de infâncias consumidoras. Para tanto, foram selecionados 15 vídeos postados no referido canal. As análises foram desenvolvidas tomando como referencial teórico os estudos culturais em Educação, de viés pós-estruturalista. No intuito de desenvolver uma análise cultural, a partir da assistência aos vídeos, foram destacadas imagens e transcrições de falas do youtuber consideradas recorrentes e de maior relevância. Neste artigo, discute-se a categoria “gestão de si como uma marca”. Os resultados apontaram que o canal coloca em circulação a representação de uma infância consumista que busca incessantemente por novidades no mercado. Isso que implica na apresentação de diversos produtos e na grande identificação das crianças com um indivíduo adulto que forja uma identidade infantil e reforça gostos e preferências dos fãs mirins.

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Biografia do Autor

Tamara Costa da Silva , Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

É mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e funcionária da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. É integrante do Grupo de pesquisa Cultura e Educação (PPGEDU/ULBRA).

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É integrante do Rio Grande do Sul. É integrante do Grupo de Estudos de Educação Infantil e Infâncias (FACED/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação (PPGEDU/ULBRA). É Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq).

 

 

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Publicado

10-10-2022

Como Citar

Costa da Silva , T., & Salazar Guizzo, B. (2022). Infância e consumo no YouTube. Revista Educação Em Questão, 60(65). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n65ID28934

Edição

Seção

Artigos