Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33521Palavras-chave:
Ciclo de vida docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Educação Profissional, Formação de professoresResumo
O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre em ciclos contínuos ao longo da vida. Assim, o artigo sintetiza os resultados de investigação realizada num estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar como professores portugueses experientes narram seu processo de desenvolvimento profissional, identificando as fontes que lhes proporcionaram o conhecimento de professor. Quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada com cinco professores que atuam em duas instituições de ensino em cursos técnicos de educação profissional de nível técnico e superior por meio de narrativas biográficas. Concluiu-se que o ingresso na profissão ocorreu de forma circunstancial. As principais fontes de conhecimento são a experiência na área de formação e os professores referenciais e, em relação aos sentimentos sobre a carreira docente, expressam motivação com a profissão advinda das relações que estabelecem com os alunos e do reconhecimento pelo trabalho realizado.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; REIS, Adriana Teixeira; GOMBOEFF, Ana Lucia Madsen; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. As pesquisas sobre professores iniciantes: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.14, p. 1-20, jan./dez. 2020.
ALVARENGA, Bruna Telmo; TAUCHEN, Gionara. Percepções e compreensões sobre o ciclo de vida profissional e o desinvestimento da carreira docente. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 2, p. 25-45, jul./dez. 2018.
CARDOSO, Nelson Cândido Pedrosa. O início da actividade docente e a indução profissional: contributos para um programa de apoio a professores principiantes. 2007. Dissertação (Mestrado em Administração e Organização Escolar) – Universidade Católica Portuguesa. 2007.
CARDOSO, Nelson Cândido Pedrosa; FERREIRA, Fernando Ilídio. A problemática da indução profissional no ensino: o estado da arte em Portugal. COLÓQUIO AFIRSE, 16. 2009. Acta... Lisboa: Secção Portuguesa da AFIRSE, 2009.
CARDOSO, Nelson Cândido Pedrosa. Da carreira às trajetórias de inserção profissional: o caso dos licenciados em Educação de Infância e em Ensino Básico (1.º ciclo), pela Universidade do Minho, entre 2001 e 2010. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Minho, 2014.
CAVACO, Maria Helena. Ofício do Professor: o tempo e as mudanças. In NÓVOA, Antonio. (org.) Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995, p.156-190.
COELHO, Ana Maria Simões; DINIZ-PEREIRA Júlio Emílio. Olhar o magistério "no próprio espelho": O conceito de profissionalidade e as possibilidades de se repensar o sentido da profissão docente. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n.1, jun. 2017.
CORRÊA, Priscila Monteiro; PORTELLA, Vanessa Cristina Máximo. As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão. Olhar de professor, Ponta Grossa, v.15, n. 2, p. 223-236, 2012.
CRISTIANO. Relato. Braga, Portugal, 5 abr. 2023.
CUNHA, Maria Isabel da. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 258-271, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da. Inovações na educação superior: impactos na prática pedagógica e nos saberes da docência. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 97, p. 87-101, 2016.
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
DOTTA, Leanete Thomas; LOPES, Amélia. O ciclo de vida dos professores e a extensão a idade da reforma: Perspetivas de estudo a partir de uma revisão de literatura. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 34, n. 2, p. 86-106, 2021.
ESTEVE, J. M. Ofício do Professor: o tempo e as mudanças. In: NÓVOA, A. (org.) Profissão Professor. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995, p.93-124.
ESTRELA, M. T. Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos. Investigar em Educação. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Braga, v. 1, n. 2, p. 5-30, 2014.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo: Paulus, 2010.
FERREIRA, Lúcia Gracia; ANUNCIATO, Rosa Maria Moraes. Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 421-459, 2020.
FLORES, Maria Assunção. (Des)ilusões e paradoxos: A entrada na carreira na perspectiva dos professores neófitos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 12, n.1, p. 171-204, 1999.
FLORES, Maria Assunção. La investigación sobre los primeiros años de enseñanza. Lecturas e implicaciones, in: GARCIA, Carlos Marcelo (ed.). Profesores principiantes e inserción a la practica. Barcelona: Octaedro. 2008.
FLORES, Maria Assunção; FERREIRA, Fernando Ilídio. The Induction and Mentoring of New Teachers in Portugal: Contradictions, Needs and Opportunities. Research in Comparative and International Education, v. 4, n. 1, p. 63-73. 2009.
FLORES, Maria Assunção. Discursos do profissionalismo docente:
paradoxos e alternativas conceptuais. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19 n. 59 out./dez. 2014.
GONÇALVES, José Alberto. A carreira das professoras do ensino primário. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
GROSSMAN, Pamela. Un estudio comparado: las fuentes del conocimiento didáctico del contenido en la enseñanza del inglés en secundaria. Revista de currículum y formación del professorado, Granada, v. 9, n. 2, 2005.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.
JORGE. Relato. Braga, Portugal,12 abr. 2023.
JOSÉ. Relato. Braga, Portugal, 5 abr. 2023.
KUENZER, Acácia Zeneide. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, Ângela Loureiro de Freitas; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (org.). Coleção Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte, Autêntica, 2010.
LIVOSSKY, Lisandra Almeida; TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. As pesquisas sobre trabalho docente: caracterização de estudos publicados em periódicos nacionais. In: DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane Carneiro; POSSA, Leandra Bôer. (org.). Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.
MARCELO, Carlos. A formação de professores: Centro de atenção e pedra-de-toque. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
MANOEL. Relato. Braga, Portugal, 5 abr.2023.
NEUSA. Relato. Braga, Portugal, 2 abr. 2023.
NÓVOA, António. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, António. (org.). Profissão professor. Porto: Porto, 2000.
NOVOA, António. Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, jan./abr. 2019.
NUNES, Célia; CARDOSO, Solange. Professores iniciantes: adentrando algumas pesquisas brasileiras. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 5, n. 9, p. 66-80, jul./dez. 2013.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Os trabalhadores da educação e a construção política da profissão docente no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. especial, p.17-35, 2010.
PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 39‐56, dez. 2010.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, v. 2, p. 6-26, 2017.
SHULMAN, Lee. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v.15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986.
SHULMAN, Lee. Ensino, formação do professor e reforma escolar. In: CASTRO, Claudio de M; CARNOY, Martin. (org.). Como anda a reforma da educação na América Latina? Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, n. 13, jan./abr. 2000.
TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.