Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33521

Palavras-chave:

Ciclo de vida docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Educação Profissional, Formação de professores

Resumo

O desenvolvimento profissional docente é um processo que ocorre em ciclos contínuos ao longo da vida. Assim, o artigo sintetiza os resultados de investigação realizada num estágio de pós-doutoramento cujo objetivo foi analisar como professores portugueses experientes narram seu processo de desenvolvimento profissional, identificando as fontes que lhes proporcionaram o conhecimento de professor. Quanto à abordagem, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de campo, realizada com cinco professores que atuam em duas instituições de ensino em cursos técnicos de educação profissional de nível técnico e superior por meio de narrativas biográficas. Concluiu-se que o ingresso na profissão ocorreu de forma circunstancial. As principais fontes de conhecimento são a experiência na área de formação e os professores referenciais e, em relação aos sentimentos sobre a carreira docente, expressam motivação com a profissão advinda das relações que estabelecem com os alunos e do reconhecimento pelo trabalho realizado.

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Biografia do Autor

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra o Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas.

Fernando Ilídio Ferreira, Universidade do Minho

É Prof. Dr. da Universidade do Minho e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Criança. É Coordenador do Grupo de Investigação Contextos Quotidianos e Bem-Estar da Criança.

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Publicado

15-02-2024

Como Citar

Vieira, M. M. M., & Ferreira, F. I. (2024). Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência nas narrativas de professores portugueses experientes. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID33521

Edição

Seção

Artigos