Sendo macho sob luz neon

currículo e nordestinidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35542

Palavras-chave:

Cinema, Masculinidades, Currículo, Filosofia da diferença

Resumo

Em um Nordeste cuja potência brinca com o imaginário, este artigo volta-se para o filme Boi Neon (2015), dirigido por Gabriel Mascaro, buscando ampliar a reflexão pedagógica, em especial do currículo, para o cinema, evidenciando a potência subjetivadora das imagens em composição com suas narrativas Sob a inspiração das teorias pós-críticas de currículo, sobretudo da Filosofia da Diferença, argumenta-se que o devir-mulher de Iremar, protagonista do filme, transmuta-se no movimento surrealista e espacial de um currículo-neon. O Nordeste, como recorte espacial prenhe de imagens e representações de masculinidade, apresenta uma topografia de poder com contornos rígidos que simulam uma naturalidade nas relações de gênero. Concluímos que o currículo-neon opera uma resistência nesta geografia, pondo em funcionamento novas espacialidades, reconfigurando o espaço-tempo nas narrativas hegemônicas. Neste currículo, linhas coloridas e reluzentes põem em variação as representações de masculinidade nordestina, transmutando os processos de subjetivação através de novos desejos.

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Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior

É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa ENSAIO – vida, pensamento e escrita em educação (UFPB/CNPq).

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal da Bahia

É Prof. Dr. das Universidades Federais da Paraíba e da Bahia e dos Programas de Pós-Graduação em Educação. É Lider do Grupo de Pesquisa ENSAIO – vida, pensamento e escrita em educação (UFPB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação (UFBA/CNPq). É Pesquisador Produtividade em Pesquisa (CNPq).

 

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Publicado

14-06-2024

Como Citar

Silva Junior, A. O. da ., & Maknamara, M. (2024). Sendo macho sob luz neon: currículo e nordestinidade. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35542

Edição

Seção

Artigos