Prática e formação docente
desafios e resistências no contexto da covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35617Palavras-chave:
Formação docente, Narrativas pedagógicas, Ensino remoto emergencial, Pandemia da covid-19Resumo
Neste estudo, aborda-se a prática docente no contexto do ensino remoto emergencial, deflagrado devido à pandemia da covid-19. Diante da conjuntura imposta e suas consequentes transformações sociais, como as mudanças nas formas de configuração do trabalho docente, o objetivo da pesquisa foi compreender como professoras do Ensino Fundamental lidaram com a mudança para o ensino remoto emergencial, considerando aspectos da formação e da prática trazidos em seus enunciados. O estudo foi desenvolvido a partir da produção e da análise de narrativas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de duas cidades do interior de São Paulo. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa para construção e análise dos dados ancora-se nas perspectivas histórico-cultural e enunciativo-discursiva. Os enunciados evidenciaram dificuldades e desafios, mas também ensinamentos sobre a docência, profundamente ancorados nas relações professor-aluno, nos saberes constituídos na práxis educativa, na identidade docente constituída no coletivo.
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