Prática e formação docente

desafios e resistências no contexto da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35617

Palavras-chave:

Formação docente, Narrativas pedagógicas, Ensino remoto emergencial, Pandemia da covid-19

Resumo

Neste estudo, aborda-se a prática docente no contexto do ensino remoto emergencial, deflagrado devido à pandemia da covid-19. Diante da conjuntura imposta e suas consequentes transformações sociais, como as mudanças nas formas de configuração do trabalho docente, o objetivo da pesquisa foi compreender como professoras do Ensino Fundamental lidaram com a mudança para o ensino remoto emergencial, considerando aspectos da formação e da prática trazidos em seus enunciados. O estudo foi desenvolvido a partir da produção e da análise de narrativas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de duas cidades do interior de São Paulo. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa para construção e análise dos dados ancora-se nas perspectivas histórico-cultural e enunciativo-discursiva. Os enunciados evidenciaram dificuldades e desafios, mas também ensinamentos sobre a docência, profundamente ancorados nas relações professor-aluno, nos saberes constituídos na práxis educativa, na identidade docente constituída no coletivo.

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Biografia do Autor

Renata Helena Pin Pucci, Universidade São Francisco

É Prof.ª Dr.ª da Universidade São Francisco e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades (HiNaS).

Kauany Cerqueira Ferreira Bezerra, Universidade Metodista de Piracicaba

É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividade (HiNaS).

Luciana Haddad Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

É Prof.ª Dr.ª Doutora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades (HiNaS).

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Pucci, R. H. P., Bezerra, K. C. F., & Ferreira, L. H. . (2024). Prática e formação docente: desafios e resistências no contexto da covid-19. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35617

Edição

Seção

Artigos