Valorização do estágio profissional supervisionado

fundamentação e implementação no Ensino Superior em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35834

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Estágio Profissional Supervisionado, Prática Pedagógica, Qualidade da Formação Docente

Resumo

A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a valorização do Estágio Profissional Supervisionado, seus fundamentos e implementação no Ensino Superior em Angola. O estudo reincide sobre a Prática Pedagógica e os seus processos supervisivos que não capacitam suficientemente o futuro professor para o exercício da profissão docente. Igualmente, emerge da vivência dos autores e da leitura feita em vários documentos e estudos realizados por investigadores e investigações em diferentes contextos educativos no geral e de Angola em particular. O estudo foi de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo. A sua triangulação fundamentou-se na análise de conteúdo e o discurso dos autores. Os resultados evidenciaram a necessidade da valorização do Estágio Profissional Supervisionado, fundamentado, harmonizado e contextualizado na realidade socioeducativa e formativa regional, e na melhoria das condições e adequação dos pré-requisitos orientados nos documentos normativos para elevar a qualidade da formação dos futuros profissionais do Ensino Primário.

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Publicado

18-06-2024

Como Citar

Cutatela, A. C. C., Paulo, A. M. de J. ., & Tinoca, L. A. da F. . (2024). Valorização do estágio profissional supervisionado: fundamentação e implementação no Ensino Superior em Angola. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35834

Edição

Seção

Artigos