Valorização do estágio profissional supervisionado
fundamentação e implementação no Ensino Superior em Angola
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35834Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Estágio Profissional Supervisionado, Prática Pedagógica, Qualidade da Formação DocenteResumo
A presente comunicação tem como objetivo refletir sobre a valorização do Estágio Profissional Supervisionado, seus fundamentos e implementação no Ensino Superior em Angola. O estudo reincide sobre a Prática Pedagógica e os seus processos supervisivos que não capacitam suficientemente o futuro professor para o exercício da profissão docente. Igualmente, emerge da vivência dos autores e da leitura feita em vários documentos e estudos realizados por investigadores e investigações em diferentes contextos educativos no geral e de Angola em particular. O estudo foi de natureza qualitativa, inserido no paradigma interpretativo. A sua triangulação fundamentou-se na análise de conteúdo e o discurso dos autores. Os resultados evidenciaram a necessidade da valorização do Estágio Profissional Supervisionado, fundamentado, harmonizado e contextualizado na realidade socioeducativa e formativa regional, e na melhoria das condições e adequação dos pré-requisitos orientados nos documentos normativos para elevar a qualidade da formação dos futuros profissionais do Ensino Primário.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e desenvolvimento institucional. Que novas funções supervisivas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A supervisão na formação de professores: da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002. (v. 1).
ALARCÃO, Isabel. A relevância do feedback no processo supervisivo. In: BIZARRO, Rosa; MOREIRA, Maria Alfredo (org.). Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Edições pedago, 2010.
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica. Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2013.
ALTET, Marguerite. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Tradução Margarida Coimbra. Porto: Porto Editora, 2000.
ALVES, Andreia Patrícia Folgados. A supervisão pedagógica e a reflexividade docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão pedagógica) – Programa de Pós-Graduação, Universidade da Beira interior, uBibliorum, 2013.
ANGOLA, República de. Relatório conjunto sobre o Plano Nacional de Formação de Quadros. Luanda-Angola: Assembleia Nacional, 2013.
ANGOLA. Decreto-lei nº 17.170, de 7 de outubro de 2016. Aprova a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino em Angola. Disponível em http://miscti.gov.ao. Acesso em: 16 nov. 2017.
ANGOLA. Decreto-presidencial nº 205.135, de 3 de setembro de 2018. Aprova o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. Disponível em: https://www.lex.ao. Acesso em: 17 nov. 2019.
ANGOLA. Decreto-lei nº 193.119, de 10 de agosto de 2018. Aprova as Normas Curriculares para os Cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior em Angola. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 7 jan. 2020.
ANGOLA. Decreto-lei nº 17.123, de 12 de agosto de 2020. Altera a Lei n.º 17/16 de 7 de Outubro-Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino em Angola. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 16 out. 2021.
ANGOLA. Decreto-lei nº 273.168, de 21 de outubro de 2020. Aprova o regime jurídico da formação inicial de educadores de infância e professores do ensino primário e professores do ensino secundário. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 15 fev. 2023.
ANGOLA. Projeto Pedagógico: Planos Curriculares da Escola Superior Pedagógica do Bié. Kuito Bié, 2016.
CANÁRIO, Rui. Formação inicial de professores: que futuro(s)? Sintese dos Relatórios dos Cursos para o 3.º Cíclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Lisboa: INAFOP, 2001.
CARDOSO, Ermelinda Monteiro Silva; FLORES, Maria Assunção. A Formação Inicial de Professores em Angola: Problemas e Dasafios. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA,10., 2019. Braga. Actas .... Braga: Universidade de Minho, 2009.
COHEN, Maria dos Anjos; CASEIRO, Gonzaga Borges. Diários de investigação – As vozes dos Investigadores. In: ROLDÃO, Maria Céu dos (org.). Supervisão, Liderança e Inclusão. Portugal: Edições Pedago/Lda, 2017.
CORTE, Anelise Dalla; KRAUSE-LEMKE, Cibele. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos desafios de ensinar. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE-EDUCERE-SIPO, 5, 2015. Cátedra UNESCO, 2015.
CUTATELA, Arão Chilulo. A prática pedagógica no curriculo de formação inicial de professores: um estudo no curso de educação primária na Escola Superior Pedagógica do Bié em Angola. 2022. (Tese de Doutoramento) – Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022.
CUTATELA, Arão Chilulo; PAULO, Alfredo Maria de Jesus; TINOCA, Luís Alexandre da Fonseca. Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em Angola, Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 55, p. 1-23, e-18469, jan./mar. 2019. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v58n55ID18469.
FORMOSINO, João. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: FORMOSINHO, João (coord.). Formação de professores: apredizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GOMES, Emília Maria Ferreira de Sousa; MEDEIROS, Maria Teresa Pires de. (RE)pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores do 1º Cíclo do Ensino Básico. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Supervisão: Investigação em contexto educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005.
GONÇALVES, Daniela; SILVA, Cristina Vieira da. Avaliação da prática de ensino supervisionado na formação inicial de professores. In: SYMPOSIUM INTERNACIONAL SOBRE EL PRATICUM Y LAS PRÁCTICAS EXTERNAS “RECURSOS PARA UM PRÁTICUM DE CALIDAD”, 17. 2017. Pontevedra. Atas .... Pontevedra: Andavira Editora. Disponível em: http://reppe.org/wp-contnt/uploads/2006/06/actas17. Acesso em: 17 jun. 2023.
GONÇALVES, Adorina; SANCHES, Angelina; FIGUERREIRO, Carla; MARTINS, Cristina; MESQUITA, Cristina; MESQUITA, Elza; RODRIGUES, Maria José; NOVO, Rosa. Formação inicial de educadores e professores: perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu do; MACHADO, Joaquim. A prática supervionada e construção do conhceimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão/V. N. Gaia, 2019.
MARCELO, García Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MESQUITA, Elza. Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores. In: Conselho Nacional de Educação. Formação Inicial de Professores. Algarve: Eletrónica, 2015.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. Formação inicial de professores: a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Sílabo/ Lda, 2017.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. A Supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. Função Docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v, 12, n. 34, p. 94-181, jan/abr. 2007. http://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008.
ROLDÃO, Maria Céu dos; MACHADO, Joaquim. Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão, V. Gaia, 2019.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos; MACHADO, Joaquim. Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão, V. Gaia, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.) A Supervisão na formação de professores I. Da sala à Escola. Portugal: Porto Editora: Colecção de Infância, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade Salvador, v, 27, n. 51, p. 19-28, jan./abr. 2018. DOI: http://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Convite à vigem. Porto Alegre: Artimed; 2000.
PORTUGAL. Decreto-lei n.º 43.38, de 22 de fevereiro de 2007. Aprova a Habilitação Profissional Docente em Portugal. Disponível em: http://www.diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/43-2007-517819. Acesso em: 15 dez. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópoles Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
VASCONCELOS, Tereza. Prática pedagógica sustentada: cruzamentos de saberes e competências. Lisboa: Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.