Valorization of the supervised professional internship
foundation and implementation in higher Education in Angola
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35834Keywords:
Initial Teacher Training, Supervised Professional Internship, Pedagogical Practice, Quality of Teacher EducationAbstract
The aim of this communication is to reflect on the value of the Supervised Professional Internship, its foundations and implementation in Higher Education in Angola. The study focuses on Pedagogical Practice and its supervisory processes, which do not sufficiently train future teachers to exercise the teaching profession. It also emerges from the experience of the authors and their reading of various documents and studies carried out by researchers in different educational contexts in general and in Angola in particular. The study was qualitative in nature and was part of the interpretative paradigm. Its triangulation was based on content analysis and the authors' discourse. The results showed the need for Supervised Professional Internships to be valued, based on, harmonised and contextualised in the regional socio-educational and training reality, and for the conditions to be improved and the prerequisites laid down in the normative documents to be adapted in order to raise the quality of the training of future primary school professionals.
Downloads
References
ALARCÃO, Isabel. Escola reflexiva e desenvolvimento institucional. Que novas funções supervisivas. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (org.). A supervisão na formação de professores: da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002. (v. 1).
ALARCÃO, Isabel. A relevância do feedback no processo supervisivo. In: BIZARRO, Rosa; MOREIRA, Maria Alfredo (org.). Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Edições pedago, 2010.
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da prática pedagógica. Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2. ed. Coimbra: Almedina, 2013.
ALTET, Marguerite. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Tradução Margarida Coimbra. Porto: Porto Editora, 2000.
ALVES, Andreia Patrícia Folgados. A supervisão pedagógica e a reflexividade docente. 2013. Dissertação (Mestrado em Supervisão pedagógica) – Programa de Pós-Graduação, Universidade da Beira interior, uBibliorum, 2013.
ANGOLA, República de. Relatório conjunto sobre o Plano Nacional de Formação de Quadros. Luanda-Angola: Assembleia Nacional, 2013.
ANGOLA. Decreto-lei nº 17.170, de 7 de outubro de 2016. Aprova a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino em Angola. Disponível em http://miscti.gov.ao. Acesso em: 16 nov. 2017.
ANGOLA. Decreto-presidencial nº 205.135, de 3 de setembro de 2018. Aprova o Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. Disponível em: https://www.lex.ao. Acesso em: 17 nov. 2019.
ANGOLA. Decreto-lei nº 193.119, de 10 de agosto de 2018. Aprova as Normas Curriculares para os Cursos de Graduação das Instituições de Ensino Superior em Angola. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 7 jan. 2020.
ANGOLA. Decreto-lei nº 17.123, de 12 de agosto de 2020. Altera a Lei n.º 17/16 de 7 de Outubro-Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino em Angola. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 16 out. 2021.
ANGOLA. Decreto-lei nº 273.168, de 21 de outubro de 2020. Aprova o regime jurídico da formação inicial de educadores de infância e professores do ensino primário e professores do ensino secundário. Disponível em: http://www.miscti.gov.ao. Acesso em: 15 fev. 2023.
ANGOLA. Projeto Pedagógico: Planos Curriculares da Escola Superior Pedagógica do Bié. Kuito Bié, 2016.
CANÁRIO, Rui. Formação inicial de professores: que futuro(s)? Sintese dos Relatórios dos Cursos para o 3.º Cíclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. Lisboa: INAFOP, 2001.
CARDOSO, Ermelinda Monteiro Silva; FLORES, Maria Assunção. A Formação Inicial de Professores em Angola: Problemas e Dasafios. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA,10., 2019. Braga. Actas .... Braga: Universidade de Minho, 2009.
COHEN, Maria dos Anjos; CASEIRO, Gonzaga Borges. Diários de investigação – As vozes dos Investigadores. In: ROLDÃO, Maria Céu dos (org.). Supervisão, Liderança e Inclusão. Portugal: Edições Pedago/Lda, 2017.
CORTE, Anelise Dalla; KRAUSE-LEMKE, Cibele. O estágio supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos desafios de ensinar. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE A PROFISSIONALIDADE DOCENTE-EDUCERE-SIPO, 5, 2015. Cátedra UNESCO, 2015.
CUTATELA, Arão Chilulo. A prática pedagógica no curriculo de formação inicial de professores: um estudo no curso de educação primária na Escola Superior Pedagógica do Bié em Angola. 2022. (Tese de Doutoramento) – Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022.
CUTATELA, Arão Chilulo; PAULO, Alfredo Maria de Jesus; TINOCA, Luís Alexandre da Fonseca. Valorização docente na (re)construção da Identidade dos profissionais do ensino superior em Angola, Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 55, p. 1-23, e-18469, jan./mar. 2019. DOI: 10.21680/1981-1802.2019v58n55ID18469.
FORMOSINO, João. A formação prática dos professores: da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: FORMOSINHO, João (coord.). Formação de professores: apredizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GOMES, Emília Maria Ferreira de Sousa; MEDEIROS, Maria Teresa Pires de. (RE)pensar a prática pedagógica na formação inicial de professores do 1º Cíclo do Ensino Básico. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Supervisão: Investigação em contexto educativo. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005.
GONÇALVES, Daniela; SILVA, Cristina Vieira da. Avaliação da prática de ensino supervisionado na formação inicial de professores. In: SYMPOSIUM INTERNACIONAL SOBRE EL PRATICUM Y LAS PRÁCTICAS EXTERNAS “RECURSOS PARA UM PRÁTICUM DE CALIDAD”, 17. 2017. Pontevedra. Atas .... Pontevedra: Andavira Editora. Disponível em: http://reppe.org/wp-contnt/uploads/2006/06/actas17. Acesso em: 17 jun. 2023.
GONÇALVES, Adorina; SANCHES, Angelina; FIGUERREIRO, Carla; MARTINS, Cristina; MESQUITA, Cristina; MESQUITA, Elza; RODRIGUES, Maria José; NOVO, Rosa. Formação inicial de educadores e professores: perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu do; MACHADO, Joaquim. A prática supervionada e construção do conhceimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão/V. N. Gaia, 2019.
MARCELO, García Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MESQUITA, Elza. Ver, ouvir e saber: o lugar da competência nos modelos de formação inicial de professores. In: Conselho Nacional de Educação. Formação Inicial de Professores. Algarve: Eletrónica, 2015.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. Formação inicial de professores: a supervisão pedagógica no âmbito do processo de Bolonha. Lisboa: Edições Sílabo/ Lda, 2017.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. A Supervisão como dispositivo de desenvolvimento profissional e transformação de práticas. In: MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos. Função Docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v, 12, n. 34, p. 94-181, jan/abr. 2007. http://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008.
ROLDÃO, Maria Céu dos; MACHADO, Joaquim. Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão, V. Gaia, 2019.
MESQUITA, Elza; ROLDÃO, Maria Céu dos; MACHADO, Joaquim. Prática supervisionada e construção do conhecimento profissional. Portugal: Fundação Manuel Leão, V. Gaia, 2019.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. (org.) A Supervisão na formação de professores I. Da sala à Escola. Portugal: Porto Editora: Colecção de Infância, 2002.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; FORMOSINHO, João. A formação como pedagogia da relação. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade Salvador, v, 27, n. 51, p. 19-28, jan./abr. 2018. DOI: http://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Convite à vigem. Porto Alegre: Artimed; 2000.
PORTUGAL. Decreto-lei n.º 43.38, de 22 de fevereiro de 2007. Aprova a Habilitação Profissional Docente em Portugal. Disponível em: http://www.diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/43-2007-517819. Acesso em: 15 dez. 2018.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópoles Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
VASCONCELOS, Tereza. Prática pedagógica sustentada: cruzamentos de saberes e competências. Lisboa: Edições Colibri/Instituto Politécnico de Lisboa, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal Education in Question
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.