Metáforas da educação superior: tipologias além do sentido comum

Autores

  • José Beltrán Llavador Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5902

Palavras-chave:

Palavras chave, Metáforas. Representações sociais. Educação superior.

Resumo

As reflexões aqui apresentadas dão continuidadea um trabalho, ainda em
andamento, que faz parte de pesquisa realizada pelo autor sobreas políticas educacionaisno
ensino superior. Desta vez, o foco é sobre o papel das metáforas como
recursos expressivos que ajudam a explicar a produção e reprodução de representações
sociais sobrea universidade. Ao mesmo tempo, as metáforas são poderosos
veículos que podem nos situar em espaços familiares e lugares comuns, ou situar-nos
para além do senso comum, buscando topoi (topologias) alternativas necessárias para
redefinir a relação entre universidade e sociedade em um contexto de profunda e
intensa mudança social.

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Biografia do Autor

José Beltrán Llavador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

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Publicado

15-08-2014

Como Citar

Llavador, J. B. (2014). Metáforas da educação superior: tipologias além do sentido comum. Revista Educação Em Questão, 49(35), 10–28. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5902

Edição

Seção

Artigos