“As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”:

O gênero "fabricado" na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18651

Palavras-chave:

Narrativas (Auto)biografias. Gênero. Homossexualidades. Performatividade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as brincadeiras de infância de seis professores gays egressos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Matemática e Biologia do Campus VII, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Teoricamente esta pesquisa baseia-se nos estudos de gênero, na sexualidade, na ludicidade e nos estudos queer. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com uma abordagem (auto)biográfica sobre as experiências de vida e as trajetórias formativas dos professores. Verificamos que a criança viada se revela na transgressão das brincadeiras autorizadas. Em consequência, meninas e gays são vítimas de insultos, vigilância, segregação, silenciamento e repressão social. Para se prevenirem das possíveis agressões muitas crianças adotam a duplicidade e o jogo dissimulado. São necessárias mais reflexões sobre as sexualidades não normativas no ambiente escolar como instrumento potencial da educação para a produção da diferença, e não como sinônimo de diversidade, comumente apresentado nos currículos escolares.

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Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Brasil)

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação (UFS). Professor da Universidade do Estado da Bahia e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão.

Paulo Brazão, Universidade da Madeira

Doutor em Educação. Pesquisador do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (Portugal) e Professor do Programa de Pós-graduação em Currículo e Inovação Pedagógica.

 

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Publicado

29-11-2019

Como Citar

Ferreira Dias, A., Rios, P. P. S., & Brazão, P. (2019). “As brincadeiras denunciavam que eu era uma criança viada”:: O gênero "fabricado" na infância. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18651

Edição

Seção

Artigos