Educação para mulheres na transição do Século XIX para o XX
Keywords:
História da educação. Século XIX. Educação feminina. Práticas de leitura.Abstract
Este trabalho orienta-se através das discussões empreendidas no universo da História da Educação norte-rio-grandense, entre os anos de 1889 e 1910. Objetiva configurar as relações de gênero e a análise do que se esperava dessa educação no âmbito escolar feminino. A pesquisa circunscreve-se ao jornal A República, à Legislação Educacional Escolar e à história da educação das mulheres, com destaque para os aspectos de conteúdos escolares. Nesta busca pelos jornais, uma interface com a literatura, como forma de arte e expressão da cultura norterio- grandense. Os documentos pesquisados demonstram que o público e o privado eram caminhos distintos para essas mulheres e que dificilmente se cruzavam. As mulheres surgem como um contraponto às esposas, no universo de uma política que se organizava em torno de valores como moralidade e sacrifício, progresso e desenvolvimento. Nesse sentido, o conteúdo cultural disponível nos impressos falava de um modelo de mulher, no lar ou na escola, que legitimasse o sistema de governo republicano nascente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.