Educação para mulheres na transição do Século XIX para o XX
Palabras clave:
História da educação. Século XIX. Educação feminina. Práticas de leitura.Resumen
Este trabalho orienta-se através das discussões empreendidas no universo da História da Educação norte-rio-grandense, entre os anos de 1889 e 1910. Objetiva configurar as relações de gênero e a análise do que se esperava dessa educação no âmbito escolar feminino. A pesquisa circunscreve-se ao jornal A República, à Legislação Educacional Escolar e à história da educação das mulheres, com destaque para os aspectos de conteúdos escolares. Nesta busca pelos jornais, uma interface com a literatura, como forma de arte e expressão da cultura norterio- grandense. Os documentos pesquisados demonstram que o público e o privado eram caminhos distintos para essas mulheres e que dificilmente se cruzavam. As mulheres surgem como um contraponto às esposas, no universo de uma política que se organizava em torno de valores como moralidade e sacrifício, progresso e desenvolvimento. Nesse sentido, o conteúdo cultural disponível nos impressos falava de um modelo de mulher, no lar ou na escola, que legitimasse o sistema de governo republicano nascente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.