Educação para mulheres na transição do Século XIX para o XX

Autores

  • Maria Arisnete Câmara de Morais
  • Rossana Kess Brito de Sousa Pinheiro

Palavras-chave:

História da educação. Século XIX. Educação feminina. Práticas de leitura.

Resumo

Este trabalho orienta-se através das discussões empreendidas no universo da História da Educação norte-rio-grandense, entre os anos de 1889 e 1910. Objetiva configurar as relações de gênero e a análise do que se esperava dessa educação no âmbito escolar feminino. A pesquisa circunscreve-se ao jornal A República, à Legislação Educacional Escolar e à história da educação das mulheres, com destaque para os aspectos de conteúdos escolares. Nesta busca pelos jornais, uma interface com a literatura, como forma de arte e expressão da cultura norterio- grandense. Os documentos pesquisados demonstram que o público e o privado eram caminhos distintos para essas mulheres e que dificilmente se cruzavam. As mulheres surgem como um contraponto às esposas, no universo de uma política que se organizava em torno de valores como moralidade e sacrifício, progresso e desenvolvimento. Nesse sentido, o conteúdo cultural disponível nos impressos falava de um modelo de mulher, no lar ou na escola, que legitimasse o sistema de governo republicano nascente.

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Biografia do Autor

Maria Arisnete Câmara de Morais

Profa. Dra. Maria Arisnete Câmara de Morais | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Pesquisadora do CNPq | Lidera a Base de Pesquisa Gênero e Práticas Culturais | E-mail: maria.arisnete@pq.cnpq.br

Rossana Kess Brito de Sousa Pinheiro

Ms. Rossana Kess Brito de Sousa Pinheiro | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN | Integra a Base de Pesquisa Gênero e Práticas Culturais | E-mail: rossanakbspinheiro@hotmail.com

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Publicado

15-04-2008

Como Citar

Morais, M. A. C. de, & Sousa Pinheiro, R. K. B. de. (2008). Educação para mulheres na transição do Século XIX para o XX. Revista Educação Em Questão, 31(17). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3905

Edição

Seção

Artigos