Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
Keywords:
Formação de professores. Educação ambiental. Professor reflexivo.Abstract
objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2012
How to Cite
Maffia, A. M. de C., & Silva, E. (2012). Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental. Journal Education in Question, 43(29). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.