Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental

Autores

  • Angela Maria de Carvalho Maffia
  • Elias Silva

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação ambiental. Professor reflexivo.

Resumo

objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria de Carvalho Maffia

Profa. Dra. Angela Maria de Carvalho MaffiaUniversidade Federal de Viçosa | Viçosa | Minas GeraisDepartamento de EducaçãoMembro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas EducativasE-mail | amaffia@ufv.br

Elias Silva

Prof. Dr. Elias SilvaUniversidade Federal de Viçosa | Viçosa | Minas GeraisDepartamento de Engenharia FlorestalE-mail | eshamir@ufv.br

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

Maffia, A. M. de C., & Silva, E. (2012). Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069

Edição

Seção

Artigos