Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental
Palavras-chave:
Formação de professores. Educação ambiental. Professor reflexivo.Resumo
objetivo deste artigo foi apresentar os resultadosde um estudo diagnóstico dos saberesde professores em relação ao contexto socioambientalda região do Parque Estadual daSerra do Brigadeiro (PESB) – Minas Gerais,e, a partir dele, elaborar um caso de ensinoa ser usado como instrumento de reflexão naformação desses docentes. Adotou-se a metodologiadescritiva cujo instrumento utilizadofoi o questionário. Os professores evidenciaramriqueza de conhecimento acerca dosproblemas socioambientais e identificaramo papel relevante do PESB. Esses saberespoderão contribuir para a composição departe de um repertório de conhecimentospara o ensino na temática. Percebeu-se, também,a necessidade de ressignificar saberesrelacionados aos aspectos culturais e históricosda descaracterização da região. Ocaso de ensino “Preocupações ambientais epedagógicas da professora Alexandra” foielaborado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2012
Como Citar
Maffia, A. M. de C., & Silva, E. (2012). Casos de ensino como estratégia de formação na temática ambiental. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4069
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.