Ser professor não é fácil

Authors

  • Jorge Correia Jesuino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903

Keywords:

Profissão docente. Gestão e Liderança. Ensino Secundário em Portugal.

Abstract

O papel de professor no ensino secundário é examinado em seus modelos de
gestão e liderança, requerendo-se competências-técnicas,dependentes de contingências
específicas.O exercício docente depende tanto das suas características disposicionais
e dos constrangimentos situacionais,como também dos factores sistêmicos das políticas
e culturas pedagógicas. As pedagogias da essência com visão humanista privilegiam
as relações verticais, as pedagogias da existência, mais horizontais, acentuam a personalização
pedagógica, o respeito pelo aluno e o desenvolvimento da cooperação
e da iniciativa.No caso português, o sistema acusa turbulência sem ter encontrado um
equilíbrio, o que contribui para a ambiguidade do papel do professor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jorge Correia Jesuino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Published

15-08-2014

How to Cite

Jesuino, J. C. (2014). Ser professor não é fácil. Journal Education in Question, 49(35), 29–48. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903