Ser professor não é fácil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903Keywords:
Profissão docente. Gestão e Liderança. Ensino Secundário em Portugal.Abstract
O papel de professor no ensino secundário é examinado em seus modelos de
gestão e liderança, requerendo-se competências-técnicas,dependentes de contingências
específicas.O exercício docente depende tanto das suas características disposicionais
e dos constrangimentos situacionais,como também dos factores sistêmicos das políticas
e culturas pedagógicas. As pedagogias da essência com visão humanista privilegiam
as relações verticais, as pedagogias da existência, mais horizontais, acentuam a personalização
pedagógica, o respeito pelo aluno e o desenvolvimento da cooperação
e da iniciativa.No caso português, o sistema acusa turbulência sem ter encontrado um
equilíbrio, o que contribui para a ambiguidade do papel do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.