Ser professor não é fácil

Autores/as

  • Jorge Correia Jesuino Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903

Palabras clave:

Profissão docente. Gestão e Liderança. Ensino Secundário em Portugal.

Resumen

O papel de professor no ensino secundário é examinado em seus modelos de
gestão e liderança, requerendo-se competências-técnicas,dependentes de contingências
específicas.O exercício docente depende tanto das suas características disposicionais
e dos constrangimentos situacionais,como também dos factores sistêmicos das políticas
e culturas pedagógicas. As pedagogias da essência com visão humanista privilegiam
as relações verticais, as pedagogias da existência, mais horizontais, acentuam a personalização
pedagógica, o respeito pelo aluno e o desenvolvimento da cooperação
e da iniciativa.No caso português, o sistema acusa turbulência sem ter encontrado um
equilíbrio, o que contribui para a ambiguidade do papel do professor.

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Biografía del autor/a

Jorge Correia Jesuino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Jesuino, J. C. (2014). Ser professor não é fácil. Educación En Cuestión, 49(35), 29–48. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5903