A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905Keywords:
Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar.Abstract
Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão
da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,
a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,
três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições
pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do
outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se
que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica
docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de
saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.