A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905Palabras clave:
Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar.Resumen
Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão
da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,
a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,
três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições
pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do
outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se
que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica
docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de
saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.