A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico

Autores/as

  • Clarissa Haas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauren Tezzari

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905

Palabras clave:

Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar.

Resumen

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão
da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,
a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,
três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições
pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do
outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se
que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica
docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de
saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.

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Biografía del autor/a

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Haas, C., & Tezzari, M. (2014). A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. Educación En Cuestión, 49(35), 75–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905