A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico

Autores

  • Clarissa Haas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Mauren Tezzari

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905

Palavras-chave:

Didática. Phillipe Meirieu. Inclusão escolar.

Resumo

Trata-se da importância do conhecimento pedagógico e das relações de tensão
da didática concebida simultaneamente como memória e como momento pedagógico,
a partir do pensamento do pesquisador francês Phillipe Meirieu. Elegem-se, para análise,
três cenas que recuperam a história da educação especial e atualizam as contribuições
pedagógicas desenvolvidas por Jean Itard envolvendo a aposta na educabilidade do
outro e a compreensão contemporânea dos processos escolares inclusivos. Defende-se
que uma abordagem inovadora da didática requer investimento na conduta pedagógica
docente, por meio da emergência da necessidade de critérios explicativos das redes de
saberes-fazeres que compõem os cotidianos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Haas, C., & Tezzari, M. (2014). A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. Revista Educação Em Questão, 49(35), 75–98. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5905

Edição

Seção

Artigos