Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010)
Palabras clave:
Fundeb. Matrícula. Remuneração.Resumen
Este artigo analisa os efeitos da implementação doFundef e Fundeb na matrícula e na remuneraçãodos professores municipais de Natal/RN, 2005-2010, tomando por base, também, os dois últimosanos do Fundef. Apresenta uma discussão sobreo financiamento do Ensino Fundamental e educaçãoinfantil por intermédio desses Fundos, receita edespesa, ou seja, a aplicação do mínimo de 60%na valorização e remuneração dos profissionaisda educação e do máximo de (40%) na manutençãodo ensino dos recursos arrecadados com osimpostos. Analisa, ainda, o Plano de Carreira naperspectiva da remuneração por meio da avaliaçãode desempenho e titulação. Utilizaram-se planilhasde fontes de recursos, dados educacionais, folhasde pagamento e Plano de Cargos, Carreira eRemuneração − PCCR. Evidenciamos, pois, a ocorrênciade crescimento gradativo na matrícula daeducação infantil e do Ensino Fundamental (anosiniciais). Com relação aos recursos, detectaram-sea aplicabilidade de 95% da receita dos Fundos ea melhoria da remuneração dos professores com aimplantação (antecipada) da Lei do Piso Salarial.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-04-2012
Cómo citar
França, M., & Lopes Barbosa, J. (2012). Fundef e Fundeb: efeitos na matrícula e na remuneração dos professores municipais de Natal/Rio Grande do Norte (2005-2010). Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4061
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.