O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau

Autores

  • Eanes dos Santos Correia Universidade Federal de Sergipe - UFS do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED
  • Willdson Robson Silva do Nascimento Universidade Estadual Paulo de Mesquita Filho/UNESP/Bauru
  • Veleida Anahi Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733

Palavras-chave:

Corpo, Estudantes adolescentes, Escola, Táticas

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de compreender o uso da bricolagem por estudantes adolescentes de duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe como forma de resistência sobre o controle dos seus corpos, instituídos no seu dia a dia e pela escola. Tentamos discutir e analisar os dados à luz de Michel de Certeau com base nos conceitos de táticas e estratégias, destacando as táticas que são possíveis práticas que os estudantes adotam para se desviar das lógicas da escola que os disciplinam e tentar regular seus corpos. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados deste estudo, a entrevista de grupo com vinte e um estudantes do oitavo ano do ensino fundamental com faixa etária entre doze e dezesseis anos. Verificamos que as atitudes cotidianas dos estudantes são permeadas de ações que podem usar de bricolagens como táticas de vivências dentro e fora do ambiente escolar. Com base na posição subjetiva dos estudantes diante das estratégias da escola, a maioria se mostra subversiva e bricolante.

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Biografia do Autor

Eanes dos Santos Correia, Universidade Federal de Sergipe - UFS do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, licenciado em Educação Física e estudante/membro do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq. E-mail: eanescorreia1@gmail.com

Willdson Robson Silva do Nascimento, Universidade Estadual Paulo de Mesquita Filho/UNESP/Bauru

Licenciado em Física, Mestre e Doutorando em Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista campus Bauru, membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Inclusão Escolar - ENCINE/UNESP/CNPq e Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/UFS/CNPq

Veleida Anahi Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

Referências

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

Correia, E. dos S., Nascimento, W. R. S. do, & Silva, V. A. (2018). O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau. Revista Educação Em Questão, 56(50). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733

Edição

Seção

Artigos