O que fazer com o que a escola faz com meu corpo? Táticas de estudantes à luz de Michel de Certeau
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2018v56n50ID14733Palavras-chave:
Corpo, Estudantes adolescentes, Escola, TáticasResumo
Este trabalho tem o objetivo de compreender o uso da bricolagem por estudantes adolescentes de duas escolas públicas do interior do Estado de Sergipe como forma de resistência sobre o controle dos seus corpos, instituídos no seu dia a dia e pela escola. Tentamos discutir e analisar os dados à luz de Michel de Certeau com base nos conceitos de táticas e estratégias, destacando as táticas que são possíveis práticas que os estudantes adotam para se desviar das lógicas da escola que os disciplinam e tentar regular seus corpos. Utilizamos, como instrumento de coleta de dados deste estudo, a entrevista de grupo com vinte e um estudantes do oitavo ano do ensino fundamental com faixa etária entre doze e dezesseis anos. Verificamos que as atitudes cotidianas dos estudantes são permeadas de ações que podem usar de bricolagens como táticas de vivências dentro e fora do ambiente escolar. Com base na posição subjetiva dos estudantes diante das estratégias da escola, a maioria se mostra subversiva e bricolante.
Downloads
Referências
A1. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A2. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A3. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A4. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A5. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A6. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A7. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A8. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A9. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A10. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A11. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A12. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A13. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A14. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A15. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A16. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A17. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A18. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A19. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A20. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
A21. Entrevista gravada. Cumbe (Sergipe), 16, dez. 2016.
BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Construção do conhecimento e ensino de Ciências. Em Aberto, Brasília, v. 1, n. 55, jul./set. 1992.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação de hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
D’ANDREA, Flavio Fortes. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinâmico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
FLICK, Wue. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2004
SCHUCH, Patrice. AIDS e sexualidade entre universitários solteiros de Porto Alegre: um estudo antropológico. In: DUARTE, Luiz Fernando; LEAL, Ondina Fachel (Org.). Doença, sofrimento, perturbações: perspectivas entnográficas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1998.
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquine. Corpo, ciência e educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. 2007. 198f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.