Crianças, tecnologias móveis e a mediação parental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID34147

Palavras-chave:

Internet, Tecnologias móveis, Crianças, Mediação parental

Resumo

Neste artigo, analisamos a mediação parental quanto às tecnologias móveis e a internet no período da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido um estudo descritivo-analítico amparado na pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com dezoito crianças e um membro de suas famílias. Os resultados apontam para a intensificação da utilização de tecnologias móveis (telefones celulares, notebooks e tablets) e da internet durante a pandemia de Covid-19, fato que representou um desafio para a mediação parental. As famílias adotaram diferentes estratégias para mediar as experiências em meios digitais das crianças, desde ações mais restritivas ou as mais ativas, pautadas na orientação e no diálogo, até o acompanhamento ou estar presente durante as atividades das crianças na internet. Por esse motivo, torna-se imprescindível a conscientização das famílias sobre os meios de orientação de seus filhos nas atividades online e da escola em promover a educação midiática das crianças.

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Biografia do Autor

Célia Regina de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

É Prof.ª Dr.ª da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Naviraí) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Campo Grande). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Prática Educativa e Tecnologia Educacional.

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Publicado

15-02-2024

Como Citar

Carvalho, C. R. de. (2024). Crianças, tecnologias móveis e a mediação parental. Revista Educação Em Questão, 62(71). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID34147

Edição

Seção

Artigos