“Do querer que há, e do que não há em mim”
o fenômeno memorial em escolas, pelo trabalho de quatro mulheres (Porto Alegre e São Leopoldo/RS)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2024v62n71ID35957Palavras-chave:
Lugares de memórias escolares, Patrimônio histórico-educativo, Guardiãs de memória, História das instituições educativasResumo
O artigo tem como objetivo problematizar a constituição de espaços de memória em quatro escolas centenárias do Rio Grande do Sul e analisar a atuação das responsáveis por esses lugares. O estudo, inscrito no campo da História da Educação, toma como referência os conceitos de patrimônio histórico-educativo e guardiãs de memória. Metodologicamente, foram visitados os museus e memoriais das instituições e entrevistadas as professoras que lá trabalham. Constatou-se que esses lugares, criados para preservar a memória, narram uma história edificante do passado institucional. Ao mesmo tempo, observa-se que a potência desses espaços depende muito da disposição e entrega dessas mulheres. Conclui-se que há um descompasso entre a dedicação das professoras e os gestos de guardar das escolas, indicativo da importância de maiores investimentos na construção de políticas de memória, não apenas centradas em ações individuais, mas fomentem atividades coletivas mais fecundas, ampliando, assim, a força do conceito do patrimônio histórico-educativo.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. O Crisol: periódico das alunas do Colégio Americano (Porto Alegre/RS, 1945 – 1964). Revista História da Educação, v. 17, p. 251-166, 2013a.
ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Um caminho de pregnâncias: os cinquenta anos de alfabetização da professora Lia Mostardeiro (1945- 1994). In. BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. (org.). Do Deutscher Hifsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013b.
AXT, Gunter. A função social de um memorial: a experiência com memória e história no Ministério Público. MÉTIS: História & Cultura, v. 12, n. 24, p. 64-89, 2013. Disponível em: www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2338 Acesso em: 15. nov. 2023.
BRESSAN, Renan Gonçalves. Urbanização e escolarização nos estudos sobre instituições escolares. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, v. 13, n. 33, p. 29-56, set./dez. 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: as artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994 (v. 1).
ERRANTE, Antoniette. Mas afinal, a memória é de quem? Histórias orais e modos de lembrar e contar. Revista História da Educação, Campinas, v. 4, n. 8, p. 141-174, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30143. Acesso em: 15 nov. 2023.
FELGUEIRAS, Margarida. Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11.n. 1, jan/abr. 2011.
GOMES, Ângela de Castro. A guardiã da memória. Acervo. Revista do Arquivo
Nacional, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1/2, p. 17-30, jan./dez. 1996.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Museu Escolar Arnildo Hoppen do Colégio Sinodal de São Leopoldo/RS (1996-2015). Revista História da Educação, v. 19, n. 47, p. 319-322, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/58020. Acesso em: 15 nov. 2023.
GRIMALDI, Lucas Costa e ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A Imprensa escolar do Colégio Alemão: Das Band e Relatório Mensal do Ginásio Teuto-Brasileiro Farroupilha (1929-1939). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt (org.). Do Deutscher Hifsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
HARTOG, François. Tempo e patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 261-273, jul./dez. 2006.
HARTOG, François. Crer em história. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
ICOM, Conselho Internacional de Museus. Conselho que se dedica em elaborar políticas internacionais para Museus. Definição de Museu. Disponível em: https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/ Acesso em: 15. nov. 2023.
JACQUES, Alice Rigoni. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 10 jul. 2023.
JACQUES, Alice Rigoni. A Associação Beneficente e Educacional de 1858 e o Colégio Farroupilha (1886). In: BASTOS, Maria Helena Camara; JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt (org.). Do Deutscher Hifsverein ao Colégio Farroupilha/RS: memórias e histórias (1858-2008). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.
LIMA, Valeska Alessandra de. Vozes que ecoam do morro milenar: um estudo sobre os discursos difundidos no anuário Colunas (1937-1945). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2014.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993.
ODERISCH, Suzana. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 14 jul. 2023.
OLIVEIRA, João Paulo Gama e CHALOBA, Rosa Fatima de Souza. “Com o mar por meio”: patrimonialização escolar em instituições educativas luso-brasileiras. Revista História da Educação, v. 27, p. 1-23, 2023.
PERROT, Michelle. A história dos quartos. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
RENNER, Ivan; KOHL, Merlinde Piening; KUNERT, Udo Ingo. Raízes, Ramos e Frutos. Novo Hamburgo: Echo Gráfica Ltda, 2011.
SCHNEIDER, Leni. Entrevista. São Leopoldo (Rio Grande do Sul), 11 jul. 2023.
SILVA, Carla Ferreira da. Entrevista. Porto Alegre (Rio Grande do Sul), 12 jul. 2023.
SOUZA, Rosa Fátima de Souza. Preservação do patrimônio escolar: notas para um debate. Revista Linhas. Florianópolis, v. 14, n 26, jan./jun. p. 199-221, 2013.
THOMSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre a História oral e as memórias. Projeto História, São Paulo, v. 15, p. 51-84, abr. 1997.
TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. ZAGO, Nadir. CARVALHO, Marília Pinto; VILELA, Rita Amélia Teixeira (org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VIDAL, Diana Gonçalves; PAULILO, André Luiz. Arquivos e educação: prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 29, p. 1-17, jan./dez. 2020.
WITT, Nara Beatriz. Ensino ou memória: (in) visibilidades dos museus escolares em Porto Alegre/RS, 2013, 125 f. Monografia (Graduação em Museologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/88672. Acesso em: 15. nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Questão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.